O nível de satisfação das pessoas com a abordagem dos enfermeiros no processo de triagem e fatores que o influenciam

Publication year: 2018

Enquadramento:

Com a implementação e utilização de um sistema de triagem espera-se a otimização do tempo e dos recursos no contexto de um Serviço de Urgência, bem como o aumento da satisfação dos utente e dos profissionais de saúde.

Objetivos:

Identificar os fatores que influenciam a satisfação com a abordagem no processo de triagem das pessoas que recorrem ao Serviço de Urgência nos CHUC- Pólo HUC.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo-analítico, com uma amostra de 180 utentes do Serviço de Urgência do CHUC Polo- HUC, constituída maioritariamente por mulheres (51,11%). A idade mínima é 20 anos e a máxima de 78 anos, ao que corresponde uma média de 41,52 (± 15,168 DP). Recorreu-se à aplicação de um inquérito por questionário elaborado pelo Grupo de Triagem de Manchester sobre satisfação na triagem, adaptado ao estudo em causa.

Resultados:

Os valores médios mais elevados de satisfação dos doentes são referentes ao ambiente (média=3,690,798) e ao tempo despendido (média=1,720,509), sendo o valor mais baixo o obtido na satisfação com a abordagem dos enfermeiros no acolhimento (média=1,630,409). As variáveis com maior relevância estatística foram a situação profissional dos sujeitos, a entidade que aconselhou/recomendou a ida ao SU, a prioridade atribuída e o facto dos utentes terem sido esclarecidos a respeito do sistema de triagem de utente - Protocolo de Manchester. No geral, os sujeitos revelam-se satisfeitos com o acolhimento na triagem do SU locus de estudo.

Conclusão:

A maioria dos utentes (43,9%) sente-se satisfeita face ao processo do Sistema de Triagem num SU, estando 28,9% muito satisfeitos e 27,2% pouco satisfeitos. O que ressalta da avaliação feita pelos sujeitos em relação à satisfação no acolhimento na triagem é a boa compreensão demonstrada pelo enfermeiro relativamente às suas queixas, disponibilidade demonstrada para os ouvir, tendo a maioria referido que o enfermeiro utilizou uma linguagem clara. Quanto à avaliação do enfermeiro, no que respeita à transmissão de segurança, constatou-se que prevalecem os inquiridos que a avaliaram como moderada, seguindo-se os que referem que o enfermeiro transmitiu muita segurança. Grande parte dos sujeitos considera que o profissional demonstrou muita tranquilidade, sentindo-se maioritariamente satisfeitos em relação ao pedido de consentimento por parte deste ao prestar os procedimentos/cuidados necessários. Em relação à explicação/informação adequada sobre os procedimentos/cuidados efetuados, mais de metade da amostra revela-se satisfeita, prevalecendo também os utentes que estão satisfeitos com o atendimento oferecido pelo enfermeiro, de um modo geral.