Literacia dos enfermeiros associada ao cateterismo venoso periférico: A realidade de uma instituição de saúde pública

Publication year: 2017

O cateterismo venoso periférico é um procedimento constante em contextos de saúde, sendo utilizado com diferentes finalidades, entre elas para administração de terapêutica. Os enfermeiros, na prestação de cuidados de saúde, são os principais responsáveis pelo procedimento de cateterismo venoso periférico, pelo que lhes são exigidos conhecimentos científicos e competências para proceder à colocação, manutenção e remoção deste dispositivo.

Para a consecução desta investigação foram traçados os seguintes objetivos:

descrever os conhecimentos dos enfermeiros relativos ao cateterismo venoso periférico; descrever os cuidados de enfermagem observados, associados ao cateterismo venoso periférico, no momento da punção e em cuidados de manutenção; compreender a literacia dos enfermeiros, considerando os conhecimentos descritos e as práticas observadas. A presente investigação carateriza-se por ser um estudo descritivo-exploratório, transversal, sustentado na descrição e compreensão da literacia dos enfermeiros associada à manipulação do cateterismo venoso periférico. Este estudo foi possível através da aplicação de um questionário e pela observação não participante das práticas destes profissionais no cateterismo venoso periférico. A recolha de dados decorreu entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, num Serviço de Medicina de um hospital distrital da região norte de Portugal.

Este estudo compreendeu duas fases:

numa primeira a aplicação de um questionário, que permitiu caraterizar a amostra, com um total de 92 questionários preenchidos e uma segunda fase com um estudo observacional sobre as práticas dos enfermeiros no cateterismo venoso periférico, num total de 67 observações. O número de observações não igualou o nº de questionários aplicados, dado ser ter atingido a saturação da informação. Quanto à análise dos dados obtidos relativos ao procedimento de cateterismo venoso periférico e as observações realizadas em contexto clínico permitiram compreender a literacia dos participantes nesta temática. Nesta linha, os resultados demonstraram que existem discrepâncias entre conhecimentos teóricos e as práticas desenvolvidas em torno deste procedimento, ressaltando a 12 necessidade de formação. Adicionalmente, sugere-se a divulgação e adoção das guidelines mais recentes, foco em momentos de formação regulares com enfase na utilização de resguardo, de garrote apropriado, ensinos ao utente, utilização de luvas, higienização das mãos, desinfeção do local da punção, critérios de substituição do CVP vindo do serviço de urgência, realização de flush, mobilização do utente. Estes resultados apresentam significado para o contexto do estudo bem como se considera existirem dados transferíveis e uteis para a enfermagem, propondo-se a sua replicação em outros contextos.