Intervenções de enfermagem na prevenção e gestão de comportamentos agressivos em contexto psiquiátrico
Publication year: 2017
O comportamento agressivo emerge na interação social sendo por isso considerado como um processo decorrente da relação entre a pessoa e o seu ambiente físico, social e cultural através do tempo. Nestas situações, em que a pessoa se encontra a viver processos de transição geradores de respostas humanas desajustadas, indutores de processos de sofrimento mental como a manifestação de comportamentos agressivos, emerge a necessidade de prestar cuidados de enfermagem especializados. Pretendeu-se analisar os dados mais relevantes dos estudos acerca das intervenções de Enfermagem na prevenção e gestão dos comportamentos agressivos em contexto psiquiátrico, em função do perfil do risco dos doentes.
Efetuou-se uma revisão integrativa da literatura, em bibliotecas de organismos nacionais e internacionais, com recurso ao motor de busca B-On, base de dados PubMed - a partir da questão ?Quais as intervenções de Enfermagem na prevenção e gestão dos comportamentos agressivos em contexto psiquiátrico, em função do perfil do risco dos doentes?? Utilizaram-se as palavras-chave: Nursing Interventions, Violence, Aggression, Riske Psychiat*. Consideraram-se 343 artigos publicados no período 2004-2016, em Português, Espanhol, Francês ou Inglês e texto integral. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obtiveram-se 10 artigos que foram analisados segundo o protocolo previamente definido.
Cinco abordaram de forma completa ou parcial as medidas de prevenção e gestão implementadas para lidar com os incidentes de agressão, os restantes destacam a implementação de intervenções com o intuito de prevenir os comportamentos agressivos. As intervenções de enfermagem premiadas são as não restritivas (comunicacionais e técnicas de de-escalation). A observação surge como primeira intervenção, incluindo a avaliação do risco. Nas medidas de contenção surgem a contenção ambiental e química.
Concluiu-se que a avaliação do risco de comportamentos agressivos, com estratificação do mesmo, seguido da implementação de medidas preventivas/gestão, adaptadas ao nível risco, poderá ser facilmente implementada nas rotinas dos
serviços. E consequentemente contribuir quer para a redução da incidência e gravidade destes comportamentos quer para a melhoria da gestão/redução das medidas coercivas.