Promoção da saúde mental das professoras do ensino básico: Contributos do enfermeiro especialista em cuidados de saúde primários

Publication year: 2017

Pela presença de ansiedade e mal-estar físico e psicológico que envolve a atividade docente, considera-se importante investir na promoção da saúde mental das professoras. Neste sentido, inserido no âmbito do projeto estruturante da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Promoção do Bem-estar sócio emocional do indivíduo e grupos ao longo da vida e no âmbito do projeto de extensão à comunidade da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra projeto Desvendar cujo berço das experiências piloto é a Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos de Coimbra, decidiu-se realizar um estudo com o objetivo de avaliar o impacto de um programa de relaxamento terapêutico sobre o bem-estar psicológico, perceção de stresse e ansiedade das professoras do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclos. Trata-se de um estudo pré-experimental que envolveu uma amostra de 22 professoras de duas escolas no Conselho de Coimbra cuja área de abrangência pertence ao Centro de Saúde Norton de Matos. Foram sujeitas a um programa de relaxamento terapêutico que inclui 6 sessões em grupo com periocidade semanal, baseado essencialmente na técnica de relaxamento progressivo de Jacobson, realizado no período de fevereiro a maio de 2016. Foram respeitados todos os procedimentos ético-formais e institucionais ao longo do processo de investigação.

A avaliação da eficácia do programa foi realizada antes e após intervenção tendo por base os seguintes instrumentos:

bem-estar psicológico - Escala Bem-estar Psicológico - (Ribeiro & Cummins, 2008), stresse - Escala de Perceção do Stresse - (adaptada por Ribeiro e Marques, 2009) e ansiedade - Escala Generalized Anxiety Disorder 7 (GAD - 7), (Spitzer et al., 2006). No teste de hipóteses, foi utilizado o teste t para amostras emparelhadas. Dos resultados obtidos destacam-se os efeitos do programa de relaxamento na evolução positiva das dimensões ?Relações Positivas com os Outros? (p=0,017) e ?Objetivos de Vida? (p=0,039) inerentes ao Bem-estar Psicológico, apesar de não se validar a hipótese formulada na sua globalidade (p=0,115); a diminuição da Perceção do Stresse das professoras (p=0,000) e diminuição dos níveis de Ansiedade (p= 0,038). Em termos de conclusão, considerando os efeitos positivos de um programa de relaxamento terapêutico na promoção da saúde mental e atendendo à necessidade urgente de mudança de paradigma de cuidados de saúde com enfase nos modelos positivos, salutogénico e ecológicos, sublinha-se a criação de projetos de promoção da saúde mental dos trabalhadores em Cuidados de Saúde Primários, com a participação ativa do enfermeiro especialista em saúde mental.