Implicações dos cuidados de enfermagem de reabilitação no grau de dependência do utente vítima de acidente vascular cerebral
Publication year: 2017
Em Portugal, o acidente vascular cerebral é a primeira causa de morte e a principal causa de dependência e incapacidade. O objetivo deste estudo é identificar a condição do utente vítima de AVC no seu processo de reabilitação bem como perceber as implicações dos cuidados de enfermagem de reabilitação relativamente à evolução do seu grau de dependência, estabelecendo uma monitorização do mesmo em momentos distintos do seu processo de reabilitação.
Propõe-se um estudo inserido no paradigma quantitativo, descritivo quanto à opção metodológica, de caráter longitudinal retrospetivo, com amostragem não probabilística, pelo que serão incluídos os utentes vítimas de AVC admitidos na Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença 1 do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro ? Rovisco Pais num determinado período de tempo. A recolha dos dados resulta do preenchimento de um breve questionário através da consulta de informação do processo clínico dos utentes, nomeadamente os dados referentes à caracterização clínica e sociodemográfica e à aplicação do índice de Barthel na admissão e na alta clínica.
Os dados foram tratados com base no programa Statistical Package for the Social Science versão 24.0 utilizando a estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos evidenciam que o grau de dependência do utente vítima de AVC para a realização das atividades de vida diminui entre a admissão e a alta e que essas diferenças são estatisticamente significativas tanto no score global do índice de Barthel como para todas as suas dimensões de forma individualizada. Conclui-se que os cuidados do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação se relacionam positivamente com os ganhos de autonomia dos utentes após AVC, contribuindo de forma significativa para a promoção da sua independência e qualidade de vida.