Preparação da criança para a hospitalização e cirurgia: Consulta de enfermagem
Publication year: 2017
Procedimentos médicos e cirúrgicos impostos pela necessidade de cirurgia são uma das maiores causas de ansiedade, medo e dor durante a hospitalização, podendo originar na criança alterações de comportamento, cujas consequências se podem manter a curto ou a longo prazo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de um programa de preparação da criança para a hospitalização e cirurgia, através de uma consulta de enfermagem.
Foi delineado um estudo randomizado, controlado, com avaliação cega, envolvendo 32 crianças, entre os 5 e os 18 anos, internadas para cirurgia programada. A efetividade do programa foi medida avaliando a ansiedade, medo e dor vivenciados ao longo da hospitalização (período pré e pós-operatório). A intervenção realizada consistiu numa consulta de enfermagem onde se deu informação e oportunidade de manipulação de material hospitalar. Esta atividade decorreu 5 a 10 dias antes da cirurgia e por um período médio de 45minutos.
O programa apenas se revelou eficaz no controlo da dor (p<0,05), demonstrando que as crianças submetidas ao programa apresentavam níveis de dor inferior e dor mais controlada no pós-operatório. Quanto ao controlo de ansiedade e medo, apesar dos estudos demonstrarem que este tipo de preparação permite à criança sentir menos ansiedade e medo perante a hospitalização e cirurgia, o nosso estudo não obteve esta conclusão.
Apesar das limitações do estudo, o programa de preparação da criança para a hospitalização e cirurgia parece apenas ser útil no controlo da dor, no pós-operatório. Todavia, os autores reconhecem a importância da implementação deste programa, já que a ansiedade e medo do desconhecido são sempre piores que a ansiedade e medo de algo esperado.