Prevenção secundária da doença cardiovascular na pessoa com síndrome coronária aguda: Um programa de intervenção de enfermagem

Publication year: 2015

As doenças cardiovasculares são a mais importante causa de mortalidade em Portugal, sendo uma área de intervenção prioritária. Na prática, verifica-se que os doentes frequentemente mantêm comportamentos de risco cardiovascular, evidenciando-se a pertinência do acompanhamento de enfermagem para fomentar o controlo dos fatores de risco, através de um estilo de vida saudável e da adesão ao regime terapêutico proposto. Os objetivos deste estudo foram analisar a influência de um programa de ensino estruturado de prevenção secundária da doença cardiovascular, nos doentes a quem foi diagnosticada Síndrome Coronária Aguda, sobre o índice de massa corporal, perímetro abdominal, tensão arterial, frequência cardíaca, glicemia capilar, colesterol total, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia acerca da sua situação clínica e estilo de vida. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, longitudinal, randomizado, do tipo experimental, ?antes-após?, com grupo testemunho. Os participantes distribuíram-se aleatoriamente pelos grupos, sendo que o grupo experimental foi acompanhado durante 6 meses, com uma consulta de enfermagem mensal.

Existiram duas avaliações em cada grupo:

no início, antes do programa de consultas e no final. Utilizaram-se vários instrumentos de colheita de dados: questionário de caraterização sociodemográfica, Medida de Adesão aos Tratamentos, Instrumento de Autocuidado Terapêutico, Teste de Batalla, conjunto de questões verdadeiro/falso e Questionário Estilo de Vida Fantástico. A amostra é constituída por 24 participantes, 13 no grupo experimental e 11 no grupo de controlo. Os resultados demonstraram que o programa implementado contribuiu para a redução do índice de massa corporal e do perímetro abdominal, melhoria do estilo de vida, da adesão à terapêutica farmacológica, da capacidade de autocuidado terapêutico e da literacia acerca da sua situação clínica. Apesar de não existirem diferenças estatisticamente significativas, verificou-se que no grupo experimental existiu um aumento dos doentes com tensão arterial e glicemia capilar controladas. O programa não influenciou o controlo da frequência cardíaca nem do colesterol total.