Prevenção secundária da doença cardiovascular na pessoa com síndrome coronária aguda: Um programa de intervenção de enfermagem
Publication year: 2015
As doenças cardiovasculares são a mais importante causa de mortalidade em Portugal, sendo uma área de intervenção prioritária. Na prática, verifica-se que os doentes frequentemente mantêm comportamentos de risco cardiovascular, evidenciando-se a pertinência do acompanhamento de enfermagem para fomentar o controlo dos fatores de risco, através de um estilo de vida saudável e da adesão ao regime terapêutico proposto.
Os objetivos deste estudo foram analisar a influência de um programa de ensino estruturado de prevenção secundária da doença cardiovascular, nos doentes a quem foi diagnosticada Síndrome Coronária Aguda, sobre o índice de massa corporal, perímetro abdominal, tensão arterial, frequência cardíaca, glicemia capilar, colesterol total, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia acerca da sua situação clínica e estilo de vida.
Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, longitudinal, randomizado, do tipo experimental, ?antes-após?, com grupo testemunho. Os participantes distribuíram-se aleatoriamente pelos grupos, sendo que o grupo experimental foi acompanhado durante 6 meses, com uma consulta de enfermagem mensal.