Atitudes dos profissionais de saúde face ao aleitamento materno

Publication year: 2015

O Aleitamento Materno é considerado um dos pilares fundamentais para a promoção e proteção de saúde das crianças em todo o mundo (OMS, 2007). A promoção e apoio à amamentação e importância do Aleitamento Materno (AM) são prioridades em saúde pública, sendo esta uma área de atuação por excelência dos profissionais de saúde, em Cuidados de Saúde Primários.

Material e métodos:

Estudo descritivo, utilizando a metodologia quantitativa, com os seguintes objetivos: descrever as atitudes dos profissionais de saúde face ao AM, no ACeS Oeste Norte; identificar que factores sociodemográficos, profissionais e contextuais que influenciam as atitudes dos profissionais de saúde face ao AM. Amostra não probabilística do tipo acidental, constituída por médicos e enfermeiros (n=122). Os dados foram recolhidos, após as devidas autorizações institucionais e consentimento informado, através de questionário de auto-preenchimento para caraterização sociodemográfica, socioprofissional e de variáveis contextuais, incluindo também a Escala de Avaliação das Atitudes dos Profissionais de Saúde face ao Aleitamento Materno elaborada por Marinho (2003).

Resultados:

Verificamos que 45,9% apresenta uma atitude positiva face ao AM, sendo que 35,2% expressa uma atitude negativa. Os médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF) revelam atitudes mais favoráveis seguidos dos enfermeiros especialistas e dos enfermeiros de cuidados gerais, sendo os médicos internos de MGF os que apresentam pontuações médias mais baixas. Estas diferenças estatisticamente significativas verificamse nas dimensões ?Crenças sobre o aleitamento?, ?Importância e interesse em relação à amamentação? e no global da escala. Os enfermeiros com Especialidade em Saúde Materna e Obstetrícia ou em Saúde Infantil e Pediatria revelam atitudes mais positivas face ao AM, do que os enfermeiros com outra especialidade, na dimensão ?Importância e interesse em relação à amamentação?. A duração da experiência profissional em CSP correlaciona-se negativamente com a atitude dos profissionais de saúde face ao AM na dimensão ?atitude face à decisão de não amamentar?.

Conclusão:

O conhecimento dos factores que influenciam de forma negativa a atitude dos profissionais de saúde face ao AM, permite-nos intervir para os minimizar