Registos de enfermagem em cirurgia refrativa por laser excimer em regime de ambulatório: Um estudo de caso
Publication year: 2015
Os registos de enfermagem fazem parte integral da segurança e efetividade da prática de enfermagem, devendo refletir detalhadamente o estado de saúde do doente, assim como os cuidados prestados. Precisam assim, transmitir as observações, as decisões, as ações e os resultados relativos a assuntos e cuidados ao doente (Blair & Smith, 2012). Começaram a surgir os primeiros registos com Florence Nightingale e, desde então, imensos esforços têm sido despendidos para o seu progresso, tendo os enfermeiros a responsabilidade legal e jurídica de agir segundo as normas profissionais na sua elaboração. Dar um tributo para esse progresso, esteve na origem desta investigação, a qual se desenvolveu num contexto de perioperatório, onde os registos são imprescindíveis para uma prática de enfermagem segura e eficaz no cuidado ao doente, submetido a cirurgia ambulatória.
É nossa intenção com este estudo, realizado num Bloco Operatório Oftalmológico de um Hospital Central: identificar os registos de enfermagem realizados no período perioperatório; conhecer a importância atribuída aos registos de enfermagem pelos enfermeiros; identificar que registos de enfermagem devem ser realizados em cirurgia ambulatória, na perspetiva dos enfermeiros daquele contexto.
Optámos pelo desenho metodológico do estudo de caso, baseado em Yin (2005), orientado para uma abordagem mista de acordo com o projeto explanatório sequencial proposto por Creswell (2010). Elegemos a cirurgia refrativa por laser excimer em regime de ambulatório e selecionámos uma amostra intencional de enfermeiros a desempenhar funções naquele contexto. A recolha da informação foi efetuada através de análise documental (592 processos), valorizada por um grupo de foco (8 enfermeiros), de acordo com Barbour (2009). O estudo principal foi precedido de um estudo piloto. Foram considerados todos os procedimentos formais e éticos inerentes ao desenvolvimento de uma investigação.
Os resultados anunciam uma grande quantidade de cuidados de enfermagem sem evidência em registos de enfermagem, assim como, as dificuldades existentes naquele contexto, que contribuem para esse fenómeno. Indicam ainda, que os enfermeiros têm consciência destas fragilidades e da necessidade urgente de mudar esta realidade, e que estão conscientes da necessidade e da importância da elaboração dos registos de enfermagem naquele contexto, quer para a qualidade e visibilidade dos cuidados de enfermagem, quer em ganhos em saúde para o doente. Percebeu-se ainda que os enfermeiros apontam para registos que vão de encontro às linhas orientadoras preconizadas para a realização de registos em contextos de perioperatório, nomeadamente da AORN, (2005ab); AESOP (2006) e McEwen (2008).
Com este trabalho esperamos contribuir para a melhoria dos registos de enfermagem na secção de cirurgia refrativa em regime de ambulatório de um Hospital Central, assim como, estimular a reflexão sobre esta problemática, para que os registos de enfermagem deixem de ser um problema e passem a constituir uma ferramenta insubstituível e valorizada por todos os enfermeiros. Consideramos ainda que a identificação dos motivos da não realização dos registos de enfermagem irá permitir o desenvolvimento de mecanismos que facilitem a sua execução naquele contexto.