Erro associado à gestão da terapêutica pelo enfermeiro: Percepção dos enfermeiros de um hospital da sub-região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Publication year: 2015
Sendo o objecto deste estudo ?Erro Associado à Gestão da Terapêutica pelo Enfermeiro: Percepção dos Enfermeiros de um Hospital da Sub-Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo?, pretendemos analisar a incidência e tipos de erros associados à gestão de terapêutica, percepcionados pelos enfermeiros das unidades de internamento de adultos de uma unidade hospitalar da Sub-Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Para operacionalizarmos esta pesquisa, procedemos a um estudo exploratório, descritivo, e transversal, inserido no paradigma quantitativo. Optámos pelo questionário como instrumento de colheita de dados, que foi elaborado pelos investigadores, com base na revisão bibliográfica e submetido previamente a um pré-teste. O processo de colheita de dados decorreu entre 22 de Julho e 22 de Agosto de 2011. Para o tratamento estatístico foi utilizadoo o programa software informático Statistical Package for the Social Sciences® versão 19,0. No tratamento das questões abertas utilizámos o método de análise qualitativa de conteúdo, de Bardin, onde a unidade de contexto utilizada foi a resposta e a frase a unidade de registo.
Na selecção da amostra, recorremos a uma amostragem não probabilística acidental, que ficou constituída por 181 enfermeiros a exercerem funções em unidades de internamento de adultos, de uma unidade hospitalar da Sub-Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, com uma média de idades de 35,92 anos e maioritariamente do sexo feminino (82,3%).