Promoção da literacia acerca do álcool: Avaliação de intervenção em contexto escolar

Publication year: 2014

O álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos adolescentes e jovens. As primeiras experiências de consumo ocorrem precocemente, por volta dos 12 anos de idade, com metade dos jovens a ter o seu primeiro episódio de embriaguez antes dos 18 anos de idade. As recomendações mais recentes relativas à redução dos problemas relacionados com o álcool incluem o desenvolvimento de programas de prevenção, culturalmente adaptados e dirigidos a grupos mais vulneráveis, particularmente aos adolescentes (Barroso, Mendes e Barbosa, 2013). A literacia em saúde mental é um conceito que envolve conhecimentos sobre o reconhecimento e a procura de ajuda, por forma a facilitar a identificação e gestão de problemas de saúde mental. Assim, com vista à promoção da literacia acerca do álcool foi desenvolvida uma intervenção de sensibilização de educação para a saúde dirigida a adolescentes em contexto escolar que integra: conhecimentos úteis acerca do álcool, as componentes relativas ao reconhecimento do consumo abusivo de álcool e procura de ajuda, e ainda o desafio das expectativas e crenças pessoais acerca do álcool, enquanto fatores que influenciam o início precoce de consumo de álcool e o seu padrão de consumo.

Objetivo:

Avaliar o efeito da intervenção de sensibilização na promoção da literacia acerca do álcool em adolescentes.

Métodos:

A amostra é constituída por 256 estudantes do 7º ao 9º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos (? = 13,83 anos e ? = 1,83 anos), sendo que 47,3% da amostra é do género feminino, que foi submetida a um estudo quasi-experimental, com avaliação pré e pós-teste com grupo de controlo. Os participantes responderam à Escala de Expectativas Positivas acerca do Álcool (Barroso, Mendes e Barbosa, 2012) e ao questionário QuALiSMental (Loureiro, Pedreiro e Correia, 2012), sendo que no grupo experimental foram desenvolvidas as sessões de sensibilização. A intervenção desenhada conjuga a utilização de um web site (felizmente.esenfc.pt) criado e validado no âmbito do projeto "Educação e Sensibilização para a Saúde Mental: Um Programa de Intervenção com base na Escola para Adolescentes e Jovens? (Loureiro et al., 2012b) e o jogo do Quiz ?álcool verdades e consequências criado e validado no âmbito do projeto "Parar para Pensar" (Barroso et al., 2012). A avaliação final ocorreu no final das sessões 4 semanas após a avaliação inicial.

Resultados:

Constatou-se que os adolescentes submetidos às intervenções de sensibilização do programa apresentaram evolução positiva nas seguintes variáveis: aumento dos conhecimentos ao nível da identificação do problema de consumo abusivo de álcool, da seleção dos profissionais adequados e das estratégias de auto ajuda para prestar ajuda, estatisticamente significativos em alguns itens, contudo não se observou aumento dos conhecimentos sobre os tratamentos e as ações de prevenção de um problema de saúde mental. Para além disso, as expectativas positivas acerca do álcool ostentaram estabilidade nas dimensões avaliadas, tanto no grupo experimental como no grupo de controlo.

Conclusão:

As sessões de sensibilização mostram aumento dos conhecimentos dos participantes, contudo não alteram expetativas acerca do álcool, pelo que se sugere intervenções mais intensas para o obtenção de maiores efeitos nesta população de risco.