Trabalho em equipa em contexto de emergência: Perceção dos enfermeiros e dos médicos num serviço de urgência médico: Cirúrgico

Publication year: 2014

As situações de emergência em Saúde, pela sua complexidade implicam a realização de atividades coordenadas, rápidas e sincronizadas pelos profissionais. O trabalho em equipa é de extrema importância para o resultado final, mas pode estar afetado. O presente estudo pretende analisar as vivências dos enfermeiros e médicos em relação ao trabalho em equipa em contexto de emergência.

Tem como objetivos:

descrever sentimentos e emoções manifestados pelos profissionais quando trabalham em equipa em contexto de emergência; descrever as dificuldades sentidas em relação à interligação com os vários elementos da equipa; conhecer a perceção sobre as consequências do trabalho em equipa no cuidar do doente em situação crítica; compreender que necessidades sentem, relativamente ao trabalho em equipa, após uma situação de emergência. Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem fenomenológica. Foram analisadas doze entrevistas semi-estruturadas, realizadas a enfermeiros e médicos do Serviço de Urgência do Hospital Distrital de Santarém, EPE, selecionados de forma intencional. A análise respeitou os passos metodológicos estabelecidos por Colaizzi.

Emergiram três dimensões que nortearam a construção de um diagrama explicativo do fenómeno:

sentimentos gerados na situação, relação com os outros e projeção para o futuro. Posteriormente regressou-se aos participantes através de um “ Focus Group”. Em contexto de emergência, os profissionais vivenciam sentimentos agradáveis e desagradáveis, que interferem no trabalho em equipa que desenvolvem.

Esse trabalho é também influenciado por fatores resultantes da ligação entre os membros da equipa:

formação, comunicação, experiência, organização e liderança.

A projeção dos profissionais para emergências futuras está relacionada com as necessidades manifestadas pós situação de emergência:

reflexão em equipa, mecanismos de avaliação e tempo de pausa.