Perceção da liderança em enfermagem: A visão dos líderes e dos liderados
Publication year: 2014
As organizações de saúde caraterizam-se por um ambiente profissional altamente especializado, complexo e de difícil mensuração, onde o processo decisório assume um papel fulcral e a cooperação constitui um grande desafio. O enfermeiro como líder nestas organizações, deve assumir a liderança como uma ferramenta essencial de gestão do trabalho e das práticas no seio das equipas. Apesar de consensual e reconhecida a importância da liderança na enfermagem, a maioria dos estudos nesta área são unidirecionais, existindo lacunas na investigação da sua perceção, na perspetiva de todos os intervenientes neste processo.
Perspectivando-se conhecer as perceções dos líderes sobre a sua liderança e a visão desta pelos seus liderados, bem como analisar as relações entre as variáveis sociodemográficas e laborais, realizou-se um estudo quantitativo, numa lógica descritivo-correlacional. Da análise dos dados verifica-se que, no que se refere às perceções da liderança e das suas dimensões, os liderados apresentam valores mais elevados para a dimensão ?Comunicação? e valores mais baixos para a dimensão ?Reconhecimento?. Já no que se refere aos líderes afere-se que estes registam valores mais elevados para a ?Comunicação e Inovação?, apresentando valores mais elevados na perceção e em todas as dimensões, relativamente aos liderados. No que diz respeito às variáveis sociodemográficas e laborais dos liderados, não se encontraram relações estatisticamente significativas com a sua perceção da liderança, à exceção do que se refere à variável ?equipa?.
A investigação desenvolvida e os resultados obtidos evidenciam que ainda existe um longo caminho a percorrer no sentido do desenvolvimento de lideranças eficazes, que conduzam a um incremento da qualidade dos cuidados de saúde. Com implicações para a enfermagem e qualidade dos cuidados de saúde, sugere-se o incremento da liderança através da formação direcionada aos líderes para efetivação de uma comunicação eficaz. Neste âmbito também a resolução de conflitos deve ser alvo de melhoria pelos enfermeiros líderes.