Adesão ao regime terapêutico em pessoas com diabetes mellitus tipo 2: Importância dos conhecimentos e da motivação
Publication year: 2014
A diabetes é uma doença metabólica crónica caraterizada por um aumento da glicémia capilar e cuja incidência e prevalência tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.
Os objetivos do estudo são medir o autocuidado com a diabetes, avaliar os conhecimentos sobre a diabetes e a motivação para o tratamento em pessoas com diabetes tipo 2.
O estudo realizado é do tipo transversal, não experimental e de natureza descritivo-correlacional. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o questionário. Decorreu na Consulta Externa do Centro Hospitalar do Oeste ? Unidade de Caldas da Rainha entre Setembro e Dezembro de 2013.
A amostra foi constituída por 127 participantes com uma média de idade de 63,6 anos, sendo a maioria do sexo feminino (55,9%), reformados (63,8%), casados (73,2%) e residiam com o cônjuge (51,2%).
Os resultados obtidos revelam que as atividades de autocuidado a que os diabético tipo 2 aderem mais são a medicação, monitorização da glicémia e alimentação, enquanto que os cuidados com os pés e exercício físico são aquelas que estes têm mais dificuldade em integrar na vida diária. Os participantes mostram aceitáveis conhecimentos sobre a diabetes e níveis elevados de motivação para o tratamento, sendo que os valores médios da motivação intrínseca foram superiores aos da motivação extrínseca. Os conhecimentos sobre a diabetes encontram-se relacionados de forma muito fraca e não estatisticamente significativa com a motivação para o tratamento.
Estes resultados evidenciam a necessidade de se continuar a estudar estratégias que abranjam o envolvimento do diabético e pessoas significativas para que se possa obter ganhos em saúde.