Estudo epidemiológico de feridas nas unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados: Distrito de Coimbra

Publication year: 2014

Introdução:

As feridas são um problema de saúde pública da maior importância, que afetam pessoas no mundo inteiro, seus cuidadores e família e consomem uma fatia considerável dos recursos de cuidados de saúde.

Objetivos:

Para as unidades de média duração, longa duração e cuidados paliativos da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no distrito de Coimbra: estimar a prevalência dos utentes com ferida, conhecer o tipo de utentes e a tipologia de feridas existentes.

Metodologia:

Investigação quantitativa, desenho descritivo de modelo não experimental transversal. Dos utentes internados nas unidades de média duração, longa duração e cuidados paliativos da Rede do distrito de Coimbra são colhidos os dados dos utentes com e sem ferida, onde para aos primeiros é aplicado o questionário ‘Estudo Epidemiológico de Feridas’.

Resultados:

O de número de utentes incluídos no estudo é de 543. A prevalência dos utentes com ferida é 21,7% onde a maioria surge na valência de média duração. A maioria dos utentes é do sexo feminino, média de idades 77,36 anos e as feridas mais frequentes são úlceras por pressão categoria III e IV.

Discussão e Conclusão:

O perfil dos utentes enquadra-se no revelado em estudos da Rede. A prevalência de feridas e o número de úlceras por pressão encontradas não diferem muito dos restantes estudos nacionais e internacionais. Era de esperar a elevada frequência de úlceras por pressão. Contudo, tendo em conta os critérios de admissão em unidades de longa duração previa-se um menor número de feridas nesta valência.