A visita pré-operatória de enfermagem: Contributos para a sua implementação

Publication year: 2014

De acordo com Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) (2006, p. 122), ?a visita pré-operatória representa, numa perspetiva de continuidade, o primeiro elo de cadeia do processo dos cuidados perioperatórios?. A humanização de qualidade de cuidados no bloco operatório, e a sua importância deve ser debatida, quer com o doente cirúrgico quer com os enfermeiros, para que, se possível, se contribua para a sua implementação num serviço de bloco operatório de um hospital central. O compreender a importância da visita pré-operatória de enfermagem para os doentes cirúrgicos; caracterizar a visita pré-operatória de enfermagem na perspetiva dos enfermeiros; identificar as vantagens/desvantagens da visita pré-operatória de enfermagem, quer para os enfermeiros quer para os doentes cirúrgicos; identificar elementos integradores para a realização da visita pré-operatória na perspetiva dos enfermeiros e contribuir para o desenvolvimento e implementação de um plano estruturado de ensinos no pré-operatório, são os objetivos deste estudo. Estudo exploratório-descritivo de carácter qualitativo, tendo como participantes 6 doentes cirúrgicos internados no serviço de cirurgia geral e 4 enfermeiros do bloco operatório central, de um Centro Hospitalar do concelho do Porto. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas com recurso a dois guiões de entrevista dirigidos a doentes cirúrgicos e a enfermeiros. A análise da informação foi feita através da técnica de análise de conteúdo.

Da análise e interpretação dos resultados constatámos que as respostas dos dois grupos de inquiridos confluem para quatro grandes blocos temáticos:

informação, bem-estar, condição de trabalho e elementos integradores de um plano estruturado, como reveladores da implementação da visita. Também constatámos que os elementos integradores que identificámos nos resultados obtidos direcionam-se e focalizam-se nas orientações emanadas pela AESOP para a realização da visita. Finalizando, ambos os grupos de participantes, assumem a visita pré-operatória de enfermagem como indispensável e aludem o estabelecimento de uma relação de empatia como um fator primordial e preponderante para o sucesso de toda a envolvência que uma cirurgia acarreta. Mas, existem algumas indefinições na sua consecução e implementação, pelo que propomos e defendemos a continuidade do estudo através de futuras investigações nesta área.