As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma UCIC: A influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas práticas diárias dos enfermeiros em si

Publication year: 2014

É uma realidade que o trabalho dos enfermeiros se mostra cada vez mais complexo, com maior responsabilidade, o que lhe exige, para além de uma sólida formação de base, uma aprendizagem contínua, profissionalizante e competência para agir, em função dos contextos de trabalho. A área da emergência exige excelência na prática de cuidados do enfermeiro. É neste contexto que emergem as experiências clinicas simuladas (ECS) como estratégia de ensino/aprendizagem capaz de reinventar a formação contínua dos enfermeiros e provocar verdadeiras e efetivas mudanças de comportamento na sua prática de cuidados, rumo à excelência em enfermagem. Nesta lógica, o propósito deste estudo recaiu sobre a análise da influência das ECS com simulador de alta-fidelidade nas práticas diárias dos enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (UCIC). Trata-se de um estudo com abordagem multimétodo, num estudo longitudinal, pré-experimental com desenho antes-após com grupo único. Recorreu-se a um conjunto de instrumentos de recolha de dados, entre os quais, um questionário de caracterização sociodemográfico e profissional, um teste de conhecimentos teóricos, uma escala de avaliação da auto confiança, uma escala de avaliação da eficácia da simulação e duas sessões de focus group. Participaram no estudo 12 enfermeiros de uma UCIC de um centro hospitalar da região centro.

Os resultados demonstram que o programa de ECS:

fomentou uma melhoria no nível de conhecimentos teóricos dos enfermeiros, contudo não se verificou uma estabilidade temporal; promoveu uma mudança efetiva na perceção da auto confiança dos participantes; foi considerado uma estratégia de ensino/aprendizagem eficaz na formação contínua dos enfermeiros; contribuiu sem estabilidade emocional e uma maior eficácia na atuação dos enfermeiros em situações de emergência, em contexto real; desenvolveram o trabalho em equipa; proporcionaram a existência de momentos de reflexão para e sobre a ação; favoreceu verdadeiras mudanças nas práticas diárias dos enfermeiros em situações de emergência (no papel de team leader, no cumprimento dos algoritmos de suporte avançado de vida e na interpretação de traçados eletrocardiográficos).