Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais

Publication year: 2013

Os acordares noturnos problemáticos, ocorrem em mais de 30% das crianças em idade pré-escolar, e estão na maioria das vezes associados a comportamentos parentais inadequados.

Objetivos:

Traduzir e validar culturalmente para português a CNBS e a NSS, desenvolvidas por Coulombe e Reid (2010); identificar os hábitos de sono, os comportamentos das crianças em idade pré-escolar durante os acordares noturnos e as estratégias adotadas pelos pais para ajudarem o seu filho a dormir de forma autónoma, bem como os fatores que lhes estão associados.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo correlacional, desenvolvido numa amostra por conveniência de 158 pais/mães de crianças em idade pré-escolares.

Resultados:

Apenas metade das crianças conservou uma rotina da hora de ir para a cama ou adormeceu na própria cama. A duração média do sono foi de 9,62 horas/noite. Um pouco mais de metade (53,2%) chamou pelos pais durante os acordares noturnos pelo menos uma vez/semana, manifestando solicitações de conforto, seguindo-lhes as de fuga, perda de controlo, atividade e medo. A estratégia mais utilizada pelos pais para ajudar o seu filho a dormir de forma autónoma foi manter rotina de deitar, e em oposição ao ?co-sleeping?, esta foi a mais associada à diminuição dos hábitos de sono inadequados -IHSCP e às solicitações de fuga.

Conclusões:

Além da manutenção da rotina da hora de dormir, deve-se fomentar o desenvolvimento da autoestima/autocontrolo, estabelecimento de limites e desenvolvimento da autonomia, em detrimento das estratégias de punição, reforço da autoestima/autocontrolo e recompensa que revelaram potencializar alguns dos comportamentos inadequados durante os acordares noturnos.