O cuidar em enfermagem no serviço de urgência pediátrica do Hospital Distrital da Figueira da Foz: Aspetos valorizados pelos enfermeiros e pelos pais

Publication year: 2013

Trabalhar num serviço de urgência pediátrica exige dos enfermeiros especificidade dos cuidados que presta direcionados à criança/família. A criança necessita de respostas de acordo com as suas habilidades e perceções que envolvem valores cognitivos, afetivos, fisiológicos, sociais e morais. Neste contexto, realizou-se um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, junto de 23 Enfermeiros e 35 Pais, cuja colheita de dados decorreu entre Julho/2012 e Maio/2013 utilizando entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de conhecer os aspetos do cuidar de enfermagem valorizados pelos Enfermeiros que desenvolvem a sua atividade profissional no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) quando cuidam da criança/família e os aspetos valorizados pelos Pais que aí recorrem com os seus filhos. Os resultados permitiram-nos verificar que enfermeiros e pais valorizaram saber técnico, conhecimento, comunicação, capacidade de estabelecer relação/ensinar, cuidar atraumático.

Dos relatos dos enfermeiros emergiram ainda:

resposta da criança/pais, envolvimento dos pais no processo do cuidar, atender a aspetos importantes do desenvolvimento/vivências anteriores da criança, uniformização/qualidade dos cuidados. Os pais ainda mencionaram a rapidez no atendimento. Apurou-se que os pais recorreram ao serviço por iniciativa própria ou por encaminhamento. Foram várias as situações de doença da criança que estiveram na origem da procura. Os Enfermeiros valorizam aspetos no cuidar que se enquadram nos aspetos valorizados pelos Pais, ambos têm como objetivo satisfazer as necessidades da criança/família na totalidade. Enfermeiros e pais deram-nos opiniões e sugestões para melhoria dos cuidados de enfermagem.