Estado funciona nas grávidas com e sem hipertensão arterial induzida pela gravidez

Publication year: 2013

Enquadramento:

A HTAIG é uma das causas mais comuns de complicações maternas e fetais, determinando alterações nos hábitos de vida e submetendo a grávida a uma vigilância rigorosa até ao parto, com possíveis repercussões na qualidade de vida e no seu EF.

Objetivos:

Descrever o EF em grávidas com e sem HTAIG; Analisar a associação entre fatores de natureza sociodemográficas, obstétrica, EF em grávidas com e sem HTAIG; Comparar o EF em grávidas com e sem HTAIG.

Métodos:

Foi realizada uma investigação quantitativa, não experimental, transversal do tipo descritivo-correlacional. Amostra não probabilística, acidental constituída por 100 grávidas acompanhadas na Consulta Externa e Unidade de Medicina Materno-Fetal nas maternidades do CHUC com HTAIG e sem patologia. Dessas grávidas, 50 têm patologia diagnosticada. Para a recolha de dados, após autorização da comissão de ética, foi utilizado um questionário com dados sociodemográficos e obstétricos e a escala de COOP ? Grávidas.

Resultados:

No GSP todas as dimensões tendem a um melhor EF, enquanto no GHTAIG as dimensões bem-estar físico e apoio social não. Das variáveis sociodemográficas, apenas as habilitações académicas apresentam diferenças estatisticamente significativas na dimensão saúde mental (p=0,015) e na dimensão preparação (p=0,026) no GHTAIG, enquanto nas obstétricas, na paridade existiu na dimensão de apoio social no GHTAIG (p=0,033) e na idade gestacional na dimensão bem-estar físico no GHTAIG (p=0,015) e no GSP (p=0,016).

Conclusão:

Existem diferenças entre os GHTAIG e GSP nas dimensões bem-estar físico e apoio social do EF. O EF foi influenciado pelas habilitações académicas, paridade e idade gestacional.