Uso de aplicativo em hemodiálise: vivências dos sentidos da equipe de Enfermagem na abordagem sociopoética
Publication year: 2021
O objeto de estudo deste relatório de pesquisa refere-se a analisar a vivência dos sentidos do uso de um aplicativo relativo aos fluxogramas de Procedimentos Operacionais Padrão pelos profissionais de Enfermagem como subsídios ao cuidado em Centro de Diálise. Seus objetivos foram dar voz ao pensamento sobre a utilização da ferramenta tecnológica pela equipe de Enfermagem; identificar de que forma o profissional de Enfermagem vivencia o cuidado utilizando o aplicativo e analisar a influência da comunicação nesse processo de cuidar utilizando uma ferramenta tecnológica. A metodologia utilizada foi a sociopoética, por meio de grupos pesquisadores, feita a partir das vivências da realidade no manuseio da ferramenta tecnológica, levando em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. O cenário da pesquisa foi o setor de Nefrologia de um hospital universitário localizado no Estado do Rio de Janeiro.
A pesquisa contou com três etapas e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram:
na primeira etapa, observação participante; na segunda etapa, grupos pesquisadores e na terceira etapa, diário de campo. Nessa primeira etapa, foram construídos um problema e o tema que seriam trabalhados a partir da necessidade de pesquisa. Na segunda etapa, a partir dos grupos pesquisadores e da análise de conteúdo, construíram-se três categorias.São elas:
1) O aplicativo como ferramenta de aprendizado; 2) O aplicativo como ferramenta de retirada de dúvidas; 3) O aplicativo como uma nova forma de comunicação: comunicação digital. Na terceira etapa, analisando as manifestações não verbais colhidas por meio do diário de campo, puderam-se captar algumas manifestações que são condizentes com o momento em que foram observadas. O Grupo Pesquisador ressignificou o cuidado com o uso do aplicativo, vendo que este é uma ferramenta de auxílio e que traz o retorno necessário para a retirada de dúvidas e o empoderamento da equipe de Enfermagem em serviço. O Grupo Pesquisador, partindo do princípio da atividade lúdica, chegou ao final mostrando que o trabalho desenvolvido por eles tem o seu valor evidenciado por meio de alternativas tecnológicas de cuidado no qual estão sempre abertos a receber em prol da melhorida assistência prestada ao paciente. Houve a construção de poesia como forma de síntese em grupo, que reafirmou o que foi representado nos desenhos e nas falas. Os participantes fizeram recomendações a respeito de estratégias que podem ser utilizadas pelos enfermeiros no cuidado aos pacientes e mostraram-se satisfeitos com os encontros e pedindo que novos fossem marcados. Os diários de campo resultaram em eixos que fazem intercessões com as categorias já descritas anteriormente, pois ratificam caminhos que visam a responder aos objetivos a que se propõe a pesquisa. Destacam-se a união do grupo, a vontade de estar presente, o sentimento de pertencimento a um lugar de fala e escuta, que foi cuidadosamente pensado para que suas artes e opiniões estivessem de acordo com suas expressões não verbais. Concluiu-se que o aplicativo continua sendo utilizado no dia a dia nos afazeres daqueles que praticam o cuidado em Enfermagem, que o profissional sente segurança durante a utilização, sensação de pertencimento e importância na profissão exercida e reconhecida na unidade, embora se admita que ainda precisa de maior reconhecimento de instâncias hierarquicamente superiores. O modelo metodológico proposto cumpriu o seu papel no alcance dos objetivos, mostrando-se eficaz para processos avaliativos em serviço.
The object of study of this research report refers to analyze the experience of the use of an application related to the flowcharts of Standard Operating Procedures by Nursing professionals as subsidies to care in a Dialysis Center. Its objectives were to give voice to the thoughts on the use of the technological tool by the Nursing team; to identify how the Nursing professional experiences care using the application, and to analyze the influence of communication in this process of caring using a technological tool. The methodology used was the sociopoetic one, by means of research groups, based on the experiences of reality in the handling of the technological tool, taking into account the knowledge and experiences that people already have. The research setting was the Nephrology sector of a university hospital located in the state of Rio de Janeiro.