Cuidados de enfermagem: Uma prática baseada na evidência

Publication year: 2013

O desenvolvimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão tem contribuído para o aumento significativo da produção de conhecimento, sendo este perspetivado como ferramenta essencial no suprir das necessidades verificadas na prática clínica. Contudo, a realidade vivenciada nos contextos clínicos não acompanha esta produção de evidência científica, assistindo-se a uma incongruência entre a teoria e a prática, percecionada de forma mais intensificada entre os enfermeiros com diminuto tempo de experiência profissional. Deste modo, decidiu-se estudar e aprofundar as conceções de prática baseada na evidência entre os enfermeiros no contexto da prestação de cuidados, pretendendo-se contribuir para a minimização deste desfasamento. Optou-se por um paradigma de investigação qualitativa, desenvolvendo-se um estudo descritivo comparativo orientado por uma abordagem fenomenológica, através da qual, com recurso às descrições das experiências e vivências dos participantes, se procurou conhecer e comparar a perceção e valorização da prática baseada na evidência por enfermeiros com diferente tempo de prática profissional e averiguar como estes acedem às evidências científicas.

Os resultados mostram que os significados dos enfermeiros relativamente à prática baseada na evidência se estruturam segundo cinco vetores:

prática assertiva baseada no conhecimento experiencial; conhecimento em Investigação empobrecido; colegas de trabalho enquanto principal recurso de informação; experiência profissional condicionante da prática baseada na evidência; insuficiência de tempo e/ou de recursos humanos enquanto principais barreias à implementação das evidências na prática. Evidenciam-se, pois, elementos influentes, como fatores de índole pessoal, organizacional e formativa, demonstrando-se fulcral a articulação entre os contributos da prática, os recursos do contexto e os da escola.