Visitação domiciliária no pós-parto: Expectativas e necessidades de ambos os pais na transição para a parentalidade

Publication year: 2013

Enquadramento:

a transição para a parentalidade é reconhecidamente um momento que implica um conjunto de transições individuais, conjugais e sociais para os novos pais. Ambos os pais, vivenciam uma adaptação/ajustamento a uma nova identidade e a novos papéis, exigindo a aquisição de competências pessoais, familiares e sociais; das várias intervenções do papel do enfermeiro ESMO, nas Unidades de Saúde, destaca-se a Visita Domiciliária no período pós-parto, com vista a promover a capacitação e autonomia parental, no seu contexto familiar.

Objetivos:

Descrever as experiências vivenciadas por ambos os pais no período pós-parto no âmbito da visitação domiciliária pelo enfermeiro ESMO atendendo à recuperação pós-parto, transição para o papel parental e cuidados ao recém-nascido; Conhecer os contributos proporcionados pelo enfermeiro na promoção da transição para a parentalidade no pós-parto, a partir da perspetiva das experiências vivenciadas por ambos os pais; Descrever como os casais enquanto díade parental fazem a transição para a parentalidade no período pós-parto.

Métodos:

Para a compreensão deste fenómeno, foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, recorrendo-se a uma amostra intencional, constituída por doze casais, de acordo com os critérios de inclusão definidos. A recolha de dados realizou-se através de entrevistas semiestruturadas, após consentimento informado dos participantes e da autorização da Instituição que acolheu o estudo. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo do tipo temático e frequencial, seguindo as orientações de Bardin (2011).

Resultados:

Três categorias principais emergiram dos relatos dos pais participantes, correspondentes à (n)a transição para a parentalidade, ao suporte social no desempenho dos papéis parentais, e à visitação domiciliária no pós-parto.

Conclusão:

Considerar a díade parental, como elementos essenciais, na transição para a parentalidade, no pós-parto no âmbito da visitação domiciliária, promovendo o seu emponderamento e a transição saudável é um dos desafios da Enfermagem em Saúde Materna e Obstetrícia, nas Unidades de Saúde.