Sexualidade da pessoa com ostomia de eliminação intestinal: Que intervenção?
Publication year: 2013
O impacto físico e psicológico que a realização de uma ostomia de eliminação tem na qualidade de vida da pessoa e, consequentemente na sua sexualidade, exige que os profissionais de saúde na sua intervenção a integrem como uma das dimensões fundamentais no seu processo de viver. Conscientes das alterações que um estoma poderá ocasionar na sexualidade, e consequentemente na dificuldade que o enfermeiro e a pessoa com ostomia têm na abordagem e no questionamento dessa dimensão da vida, é imprescindível que a intervenção neste domínio seja intencionalmente trabalhada e sistematizada.
Este estudo surge da necessidade de compreender o que está subjacente à prática no cuidado com a pessoa submetida a ostomia de eliminação intestinal, no que respeita à sua sexualidade.
Estabelecemos como objetivos, compreender os conceitos e representações do enfermeiro sobre a sexualidade da pessoa com estomia de eliminação, identificar as suas intervenções e analisar os fatores que sustentam a sua intervenção na preparação da pessoa para a vivência saudável da sexualidade no período pós-ostomia.
Trata-se de um estudo descritivo e analítico no âmbito do paradigma qualitativo. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas a cinco grupos de enfermeiros (focus grupo) que trabalham em serviços de cirurgia geral. Os dados foram analisados seguindo as indicações metodológicas de Barbour (2009).
Como principais conclusões ressalta a escassez de intervenções de enfermagem planeadas nesta área de cuidados, as intervenções presentes na prestação de cuidados são resultantes do questionamento da pessoa. São identificados alguns fatores condicionantes da intervenção ao nível da sexualidade, relacionados com a pessoa, com os profissionais de saúde e com a organização do sistema de saúde.