Competências das puérperas no cuidar do recém-nascido
Publication year: 2011
Após a alta da maternidade, o relacionamento com o recém-nascido é uma experiência nova, vivida com grande expectativa, sentimentos e pensamentos envolvendo ambos os pais, em particular a mulher, de forma muito exigente. É a altura em que se confrontam, pela primeira vez com muitas dificuldades relacionadas com o desenvolvimento de competências cognitivo-motoras e cognitivo-afectivas em cuidar do recém-nascido. Desta forma, torna-se imperativo conhecer as competências da puérpera em cuidar do recém-nascido no período pós-parto, para que se possa promover uma melhor adaptação ao seu novo papel e desenvolver competências parentais no âmbito da prestação de cuidados.
Tivemos como objectivos identificar competências em que as puérperas se percepcionam como mais ou menos competentes no cuidar do recém-nascido e analisar os factores associados ao desenvolvimento das competências maternas no cuidar do recém-nascido nas primeiras três semanas após o parto.
É um estudo quantitativo, descritivo ? correlacional e transversal. A amostra é do tipo consecutivo obtida a partir da população de 245 puérperas que se encontravam na terceira semana após o parto e após consentimento informado.