De obeso a magro: As vivências das pessoas submetidas a cirurgia bariátrica

Publication year: 2011

Actualmente, a obesidade é um problema de saúde pública nos países desenvolvidos e Portugal não é excepção. A cirurgia bariátrica faz parte das estratégias de intervenção preconizadas pela Direcção Geral da Saúde no Plano Nacional de Combate à Obesidade. A bibliografia sobre os impactos da cirurgia bariátrica na vida da pessoa é parca, e pertence essencialmente ao âmbito da psicologia. Face ao crescente número de pessoas que se submetem a cirurgia bariátrica e visando um cuidar holístico e de qualidade, constituiu objectivo de estudo conhecer não só os ganhos em saúde decorrentes da perda de peso, mas também conhecer as experiências, os sentimentos e as alterações que a cirurgia e a consequente perda de peso trouxeram para a vida de cada pessoa que foi submetida a cirurgia bariátrica. Realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a uma abordagem fenomenológica, com o objectivo de conhecer as vivências das pessoas que se submeteram a cirurgia bariátrica e o que mudou nas suas vidas. A incursão pelas vivências dos participantes fez-se através da aproximação ao seu contexto, que permitiu a concretização da colheita de informação, através de entrevistas semi-estruturadas a seis pessoas submetidas a cirurgia bariátrica, em Outubro e Novembro de 2010.

A análise interpretativa e de reflexão fenomenológica seguiu o proposto por van Manen e permitiu identificar sete temas centrais:

O meu corpo; Eu e o meu corpo; Eu, o meu corpo e os outros; e Como cheguei à consulta de Cirurgia de Obesidade para compreender como foi viver com obesidade e O que mudou em mim; O que sinto e como me vejo; e A relação com os outros, para compreender como foi a sua vida após a realização de cirurgia bariátrica.