Cuidados de enfermagem pré e pós - operatórios em cirurgia ambulatória: Percepção dos doentes
Publication year: 2011
A redução brusca do tempo de internamento hospitalar relacionada, sobretudo, com aspectos económicos e avanços científicos e anestésicos, leva a uma necessidade de cuidados de enfermagem diferenciados, no período que antecede e sucede a alta do doente. Estes aspectos e a preocupação relativa à prestação de cuidados aos doentes intervencionados em regime ambulatório, constituíram o ponto de partida do presente estudo, que tem como principal objectivo descrever a percepção dos doentes relativamente aos cuidados de enfermagem que lhes são prestados, no pré e pós-operatório, de cirurgias a hérnias e varizes sob raquianestesia.
Tratando-se de um estudo de carácter exploratório – descritivo, inserido no paradigma da investigação qualitativa, os dados foram obtidos através de entrevistas semi-dirigidas numa amostra acidental de dez doentes intervencionados no Serviço de Cirurgia do Cento Hospitalar Oeste Norte (CHON), Alcobaça no período de 18 de Fevereiro a 15 de Abril de 2011, após consentimento informado e no momento que antecedeu a alta.
Através da análise de conteúdo, de acordo com Amado (2000) e Bardin (2009), os dados foram agrupados em três categorias: Preparação Pré- Operatória, Preparação para a Alta e Sugestões, que se subdividiram em sub-categorias e indicadores aos quais foram associadas unidades de registo.
Da análise do que foi referido pelos participantes, salienta-se o facto de os doentes demonstrarem uma satisfação global com os cuidados de enfermagem, considerando mais significativos os que se relacionam com o pós-operatório imediato. Contudo, referem-se ao acompanhamento por parte dos enfermeiros como personalizado desde a entrada no serviço, apesar de insuficiente, uma vez que deveria iniciar-se no pré-operatório através de uma consulta de enfermagem, próxima da data da intervenção, favorecendo a realização de ensinos pré-operatórios e a programação da alta e recuperação precoces.