Vivências das enfermeiras que cuidam mulheres com diagnóstico de cancro da mama em fase avançada

Publication year: 2011

O conhecimento que a enfermeira detém de si própria, enquanto pessoa que cuida de outros numa determinada fase de transição das suas vidas, torna-se crucial para estimular o desenvolvimento da relação empática que visa o processo de cuidar. Assim, é importante que a mesma tenha consciência daquilo que a afecta no cuidar do outro, não só as eventuais implicações profissionais mas também pessoais, que conheça quais as suas dificuldades e limitações e ainda quais os seus pontos fortes, em todo este envolvimento. Neste contexto, o presente trabalho tem como tema “Vivências das enfermeiras que cuidam mulheres com diagnóstico de cancro da mama em fase avançada”, e teve como objectivo geral conhecer as vivências das enfermeiras que cuidam mulheres com diagnóstico de cancro da mama em fase avançada no primeiro internamento hospitalar.

Foram nossos objectivos específicos:

identificar os sentimentos e as emoções das enfermeiras que cuidam destas mulheres e ainda identificar as suas reacções e os seus mecanismos de defesa; com vista a conhecer as estratégias e os recursos que utilizam, bem como as necessidades que sentem no cuidar das mulheres; percebendo se as enfermeiras identificam factores que facilitam ou dificultam a relação que estabelecem no cuidar; compreendendo se as mesmas consideram que as suas vivências (pessoais e profissionais) interferem no cuidar das mulheres, e como este influencia a sua vida pessoal. Foi adoptada a metodologia qualitativa com orientação fenomenológica, tendo-se seleccionado intencionalmente sete enfermeiras da Unidade de Internamento do Serviço de Ginecologia de um Hospital Central. A colheita de informação foi efectuada através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no período de Agosto a Setembro de 2010. Os dados foram analisados tendo por base o Método de Colaizzi segundo Sanders (2003), de onde emergiram dezasseis temas, nos quais assenta a estrutura das vivências das enfermeiras.

Estes englobam aspectos relacionados com as mulheres:

os motivos porque recorrem tarde aos cuidados de saúde, as suas características pessoais, a situação clínica, a sua responsabilidade pela situação de doença e ainda os seus familiares. Por outro lado, encontra-se a responsabilidade dos profissionais de saúde, os recursos do serviço, o ambiente de trabalho e as singularidades das próprias enfermeiras como: as suas características e vivências pessoais, a experiência profissional, os sentimentos, as reacções, as estratégias e os mecanismos de defesa que utilizam, as necessidades que sentem e o impacto que sofrem na sua vida pessoal