Grã-parentalidade e apoio ao aleitamento materno: Vivências das avós de recém-nascidos pré-termo

Publication year: 2012

Enquadramento:

A grã-parentalidade, constitui uma das etapas desenvolvimentais do adulto, em que, concretamente a mulher?avó, vivência uma adaptação/ajustamento a uma nova identidade e a novos papéis, de entre os quais, o apoio aos novos pais no seu próprio autocuidado, no desenvolvimento de competências e nos cuidados ao filho, incluindo na prática do aleitamento materno, apoio esse, que assume especial importância perante o nascimento pré-termo de um neto.

Objectivos:

Este estudo teve como objectivo geral, conhecer as vivências das avós de recém-nascidos pré-termo na transição para a grã-parentalidade e no apoio ao aleitamento materno dos netos.

Métodos:

Para a compreensão deste fenómeno, foi desenvolvido um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, recorrendo-se a uma amostra intencional, constituída por sete avós de recém-nascidos pré-termo, de acordo com os critérios de inclusão definidos. A recolha de dados realizou-se através de entrevistas semi-estruturadas, após consentimento informado das participantes e da autorização da Comissão de Ética da Instituição que acolheu o estudo. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo do tipo temático e frequencial, seguindo as orientações de Bardin (2007).

Resultados:

Três categorias principais emergiram dos relatos das avós participantes, correspondentes ao impacto com a realidade da prematuridade do(a) neto(a), ao apoio ao AM da díade e ao facto de ser avó de uma criança prematura.

Conclusão:

Considerar a mulher-avó, como parceira que cuida, desde a gravidez até ao apoio domiciliário após a alta hospitalar, promovendo o seu emponderamento e a transição saudável para a grã-parentalidade é um dos desafios da Enfermagem em Saúde Materna e Obstetrícia.