Experiências clínicas simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um serviço de urgência
Publication year: 2010
A enfermagem tem assistido a um enorme crescimento e desenvolvimento técnico-científico. As crescentes exigências dos cuidados de saúde conduziram os enfermeiros à procura de níveis de formação cada vez mais avançados, bem como à aposta na formação contínua, como estratégia de atualização profissional.
Neste sentido, o desenvolvimento de instrumentos com apoio de alta tecnologia veio transformar o ensino/formação, impondo novos processos e metodologias. A utilização da Simulação de Alta-Fidelidade é uma metodologia inovadora que tem vindo a aumentar na formação em enfermagem, proporcionando experiências clínicas simuladas. Apesar das mais-valias apontadas pelos estudos internacionais, há ainda lacunas na adequação dos processos de ensino e na verificação dos seus resultados.
Assim, o objetivo deste estudo é verificar a influência das experiências clínicas simuladas no desenvolvimento da performance, conhecimento e stresse de um grupo de enfermeiros de um serviço de urgência.
Trata-se de um estudo longitudinal, pré-experimental, com desenho antes-após com grupo único.