Coimbra unida pelo coração: Efetividade de um projeto de sensibilização comunitária para a prevenção da doença cardiovascular

Publication year: 2022

As Doenças Cardiovasculares são a principal causa de morte em toda a Europa e têm vindo a demonstrar uma importância enorme em Portugal. Relativamente à sua prevenção, é fundamental desenvolver ações que criem ambientes favoráveis à saúde. Assim, garantir os níveis de saúde da comunidade, passa pelas respostas de proximidade, como é o projeto ?Coimbra Unida pelo Coração? (CUpC). Os objetivos deste projeto, que abrange as pessoas incluídas no projeto em 2016, 2017 e 2018, são: identificar e analisar o perfil de saúde cardiovascular da população sujeita a intervenção; analisar a vigilância de saúde de acordo com o risco cardiovascular (RCV) da população sujeita a intervenção; analisar o acompanhamento das unidades funcionais dos Centros de Saúde das pessoas referenciadas sem vigilância de saúde adequada ao seu RCV e analisar a efetividade e o impacto do projeto CUpC. Concluiu-se que este projeto teve impacto na saúde dos indivíduos, uma vez que uma parte substancial referiu ter alterado o seu estio de vida, hábitos alimentares, de exercício físico e realizam maior vigilância do seu estado de saúde. Comprovou-se a obtenção de ganhos em saúde decorrentes desta intervenção através da educação em saúde e identificação dos fatores de risco e consequente RCV. Os resultados deste estudo permitem ainda perceber que é emergente a promoção de uma maior consciencialização do estado de saúde dos indivíduos. Torna-se também evidente a necessidade de as autoridades de saúde desenvolverem estratégias para sensibilizar a população em geral quanto aos fatores de risco para a doença cardiovascular e promoverem medidas de estilo de vida adequadas e literacia em saúde.

A introdução precoce e manutenção de medidas terapêuticas específicas é um desafio global que tem de ser mais amplamente abraçado por todos:

profissionais de saúde, investigadores, decisores políticos e população em geral.