A perceção da liderança na satisfação profissional dos enfermeiros portugueses

Publication year: 2022

Introdução:

Portugal enfrenta, presentemente, um período de mudanças profundas nos seus pilares sociais, económicos e organizacionais, sendo o sector da saúde um dos envoltos neste processo de mudança. A liderança é um processo de influência entre líderes e seguidores, torna-se pertinente conhecer a perceção dos enfermeiros liderados, no sentido de poder contribuir para a sua satisfação profissional e assim promover a mudança, para a melhor articulação entre os colaboradores.

Objetivo:

identificar a relação da liderança na satisfação dos profissionais de enfermagem em Portugal.

Metodologia:

realizou-se um estudo quantitativo, observacional e transversal, com um desenho descritivo-correlacional. A amostra deste estudo é constituída por 88 enfermeiros, que responderam de sua livre vontade ao questionário online entre o período de 15 de março a 30 de abril de 2022. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online (plataforma Google Forms), tendo sido colhido dados sociodemográficos, a Perceção da Liderança em enfermagem utilizando a escala de (Frederico & Castilho, 2006) e a Satisfação no Trabalho para Enfermeiros (EAST-ENF) de (Ferreira & Loureiro, 2012.) Resultados: Os resultados demonstram uma correlação entre a liderança e a satisfação, percebendo-se que esta relação condiciona a satisfação de uma equipa, evidenciando-se assim que o papel do enfermeiro líder/gestor como um promotor no desempenho do grupo que lidera. A tipologia de horário influencia a satisfação global no trabalho dos enfermeiros (p<0,05), onde os enfermeiros de horário fixo apresentam valores mais elevados de liderança e de satisfação. As restantes variáveis sociodemográficas e profissionais não revelaram ter uma relação com a perceção da liderança e satisfação.

Conclusão:

Evidenciou-se que a liderança na enfermagem exerce uma relação positiva e significativa sobre a satisfação no trabalho demonstrando a necessidade do desenvolvimento dessa competência nos profissionais de enfermagem