A construção da identidade profissional dos alunos de enfermagem: um estudo à luz da abordagem histórico-cultural
The construction of professional identity of nursing students: a study in light of the historical-cultural approach
Publication year: 2019
A formação desponta-se como espaço propício para constituição da identidade profissional, porque nela são oportunizadas as condições para que o sujeito aproprie-se de produções culturais acerca do que consiste ser e agir como enfermeiro numa dada formação social. À vista disso, este estudo possui como objetivo geral analisar a construção da identidade profissional de enfermeiros pelos alunos de graduação no percurso de sua formação. Como objetivos específicos, propõe-se analisar: os elementos do contexto socio-histórico que influenciam na construção da identidade profissional de enfermeiro, pelo aluno em formação; os elementos da formação inicial que participam da construção da identidade profissional; a participação do professor enfermeiro na construção da identidade profissional pelo aluno de graduação em enfermagem. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, analítica, fundamentada nos pressupostos do referencial histórico-cultural, com 23 participantes, acadêmicos vinculados ao oitavo e ao nono períodos de um curso de graduação em enfermagem, modalidade bacharelado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais orientadas por roteiro semi-estruturado, gravadas em áudio e transcritas em editor de texto. Para organização e análise dos dados, utilizou-se a Análise Temática.
O trabalho interpretativo resultou em quatro temas:
"O sujeito em movimento de tornar-se enfermeiro: das experiências prévias ao ingresso no curso"; "O professor enfermeiro na construção da identidade profissional do graduando: dois sentidos do mesmo espelho", com os subtemas "Professor: espelho do enfermeiro que se quer ser" e "Professor: espelho do enfermeiro que não se quer ser"; "Relação pedagógica: instrumento para construção da identidade profissional do aluno", com dois subtemas, "Relações que levam ao reconhecimento do professor como modelo" e "Relações que levam ao sofrimento e à crise"; "Condições histórico-culturais: espaço de construção da identidade profissional do aluno" com os subtemas: "Condições do exercício profissional da enfermagem" e "Condições da formação superior em enfermagem". A construção da identidade profissional dos alunos parece percorrer um caminho que traduz a apropriação para o âmbito intrapsíquico de elementos que se dão, primeiramente, no espaço interpsicológico e depreendem-se particularmente do processo de formação. Contudo, este processo circunscreve-se às condições materiais da existência de cada sujeito historicamente formado. De igual maneira, as interações entre professor enfermeiro e alunos despontaram-se como fundamentais para a construção identitária, pois a depender do modo como se estabelecem as relações e dos significados atribuídos pelos estudantes, o mesmo professor enfermeiro pode se constituir em espelho paradoxal, tomado ora para imitação, ora para modelo a não ser seguido. Exercem também influência as condições histórica e culturalmente situadas, nem sempre favoráveis, que materializam as possibilidades do exercício profissional do enfermeiro - e mesmo a configuração da própria formação superior. Espera-se contribuir para a análise crítica dos saberes e práticas que circunstanciam o processo de ensinar e aprender a constituir-se enfermeiro no particular momento histórico
The formation emerges as a space conducive to professional identity constitution, because in it are provided the conditions for subject to appropriate cultural productions of what it is to be and act as a nurse in a specific social formation. In view of this, this study aims to analyze the construction of the professional identity of nurses by undergraduate students in the course of their training. As specific objectives, it is proposed to analyze: the elements of the sociohistorical context that influence the construction of the professional identity of the nurse, by the student in formation; the elements of the initial formation that participate in the construction of the professional identity; the participation of the nurse professor in the construction of the professional identity by the undergraduate nursing student. It is a qualitative, analytical research, based on the assumptions of the historical-cultural framework, with 23 participants, students in the eighth and ninth periods of a bachelor's degree course in nursing. Data were collected through individual interviews guided by a semi-structured script, recorded in audio and transcribed in text editor. Thematic Analysis was used to organize and analyze the data.