Rehabilitude: Programa de enfermagem de reabilitação para a melhoria do equilíbrio e propriocepção no idoso institucionalizado com alteração cognitiva

Publication year: 2022

Introdução:

O processo do envelhecimento traz consigo um conjunto de alterações a nível dos vários sistemas fisiológicos do ser humano. Fazem parte dessas alterações, a diminuição do equilíbrio, da força muscular e amplitude do movimento articular, e ainda o compromisso das funções neurológicas e alterações cognitivas. O declínio destas funções afeta diretamente a autonomia e independência dos idosos na realização das suas AVD´S e, consequentemente, afetará negativamente a capacidade funcional dos idosos e o seu bem-estar, para o qual não existem programas de Enfermagem de Reabilitação específicos.

Objetivos:

Construir um programa de Enfermagem de Reabilitação de equilíbrio e propriocepção no idoso institucionalizado com alteração cognitiva, assente em evidência científica e na Metodologia de Cuidado em Humanitude.

Metodologia:

Estudo misto com desenho metodológico segundo o modelo de intervenções complexas do Medical Research Council Framework. Com o objetivo de mapear o conhecimento existente a nível de programas de reabilitação neste âmbito, foi desenvolvida a Etapa I, que integra uma Revisão Scoping segundo a JBI. Respondendo ao objetivo de construir um programa de Enfermagem de Reabilitação, foi desenvolvida a Etapa II, que integra a sua estruturação, tendo por base a evidência científica e a Metodologia de Cuidado Humanitude, e a discussão por peritos, através de um grupo focal, contribuindo para a versão final do programa.

Resultados:

Na etapa I verificou-se a ausência de programas orientados para a população idosa com alterações cognitivas. Observou-se a presença de alguns programas estruturados para o equilíbrio e propriocepção, nomeadamente o programa HIFE. Deste modo, a etapa II baseou-se neste mesmo programa, tendo sido incorporada a MCH para a sua potencial aplicação à população com alteração cognitiva. Após a apresentação e discussão através do grupo focal, emergiram os seguintes temas, que foram integradas no programa final ReHabilitude: ?Importância/impacto do programa ReHabilitude?, ?Inovação?, ?Integração da MCH no programa ReHabilitude?, ?Vantagens e desafios associados à implementação do programa ReHabilitude?, e ?Sugestões de melhoria do programa ReHabilitude?.

Conclusão:

A integração na Metodologia de Cuidado em Humanitude, torna os programas de Enfermagem de Reabilitação mais robustos e sinergéticos, capacitando-os de ferramentas de relação, comunicação e motivação, que irão melhorar a colaboração e adesão aos programas por parte da pessoa idosa institucionalizada, com alteração cognitiva.