Diagnóstico e mapeamento de uma unidade educacional em área de vulnerabilidade social
Diagnosis and mapping of an educational unit in area of social vulnerability
Publication year: 2019
O diagnóstico e mapeamento do perfil de atendimento de uma comunidade e do seu território, consiste no processo de identificação, formulação e priorização das necessidades em uma determinada realidade e contexto. Permitindo assim, orientar e definir as ações e projetos a serem desenvolvidos. Assim objetivou realizar um diagnóstico e mapeamento do perfil da comunidade em atendimento de uma unidade educacional em área de vulnerabilidade social. Optou-se por uma pesquisa descritiva baseada de um estudo de caso. Para a coleta de dados e análise dos resultados, foram realizados levantamentos bibliográficos, documentais de fontes secundárias e estatístico.
Para realização do diagnóstico foram descritos:
1) Condições Socioeconômicas e Perfil Demográfico da População, 2) Distribuição da População segundo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) do Estado de São Paulo e Município de Ribeirão Preto, 3) Perfil de Atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e 4) Perfil de Atendimento da Educação Básica no segmento do Ensino Médio; para o mapeamento do território foram descritos: 1) Vulnerabilidades Sociais no Território, 2) Equipamento Sociais no Território e 3) Escolas Públicas no Território. Foi possível identificar famílias em situação de alta vulnerabilidade social que, por sua vez, apresentam necessidades nas áreas de educação, saúde, trabalho e renda. Muitas das condições dessas famílias, crianças e adolescentes estavam associadas à situação de pobreza e baixa renda, com remuneração abaixo da linha da pobreza, desigualdade social, situação de moradia precária, baixa escolaridade, pouca ou nenhuma qualificação para o trabalho, reforçando a importância de garantir às famílias acesso às políticas públicas e educação, assim como promover proteção social, reconhecendo as demandas da comunidade e do seu território
The diagnosis and mapping of the care profile of a community and its territory, consists in the process of identification, formulation and prioritization of needs in a given reality and context. Thus allowing to guide and define the actions and projects to be developed. Thus it aimed to perform a diagnosis and mapping of the community profile in care of an educational unit in the area of social vulnerability. We opted for a descriptive research based on a case study. For data collection and analysis of results, bibliographical, documentary and secondary source surveys were performed.