Prática baseada na evidência e cultura de segurança do doente: Um estudo de associação

Publication year: 2023

Introdução:

A cirurgia de ambulatório (CA) é uma modalidade importante, na organização hospitalar, com múltiplas vantagens associadas ao aumento da efetividade, da eficiência e da qualidade dos cuidados. A Cultura de Segurança do Doente (CSD) apresenta-se como um pilar fundamental para garantir essa qualidade, através da promoção de condutas e estratégias, que estimulem boas práticas com vista à redução de Eventos Adversos (EA) e promoção da Segurança do Doente (SD). A par da CSD, a Prática Baseada em Evidências (PBE) é outro elemento-chave para melhorar a SD, a qualidade dos cuidados de saúde e os resultados em saúde.

Objetivos:

Analisar e caracterizar a relação entre as Práticas, Atitudes, Conhecimentos, Habilidades e Competências necessárias à PBE e as dimensões da CSD; Identificar indicadores que ajudem os gestores da Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA), nos processos de implementação da prática informada pela ciência e na gestão da segurança do doente.

Metodologia:

Estudo quantitativo, exploratório, transversal, descritivo-correlacional. Utilizamos a versão portuguesa do questionário para Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em CA e o questionário sobre Eficácia Clínica e Prática Baseada na Evidência.

Resultados:

A amostra (n = 203) ficou constituída por 82 enfermeiros, 86 médicos com especialidades cirúrgicas e 34 anestesiologistas. Verificou-se a existência de correlação significativa, ainda que fraca ou moderada entre a Eficácia Clínica e a Prática Baseada Em Evidência (ECPBE) e CSD. O nível de qualificação dos profissionais diferencia a perceção sobre a CSD e a autoeficácia, conhecimentos, competências e atitudes relativas à PBE Conclusões: Os resultados proporcionam subsídios para a gestão dos desafios relacionados com a prática profissional baseada na evidência e fornecem orientações, em particular, aos enfermeiros gestores, na sua complexa missão de garantir a PBE, e repensar o investimento na melhoria da segurança do doente, nas suas várias dimensões, de modo a conseguir operacionalizar estratégias de melhoria no contexto peri operatório em CA.