A vivência da mulher durante o trabalho de parto no período pandémico covid-19 numa amostra da população portuguesa

Publication year: 2022

Enquadramento:

A presente investigação surge de um acontecimento que influenciou a vida/saúde de todos (pandemia provocada pelo vírus SARS-Cov 2), alterando por completo o dia a dia da população e das diversas sociedades a nível mundial. A informação científica existente no contexto de gravidez era ainda escassa no primeiro semestre de início da pandemia. Essa mesma ausência de conhecimento, abriu portas para a incerteza, provocando ansiedade e receio a todos os que lidam com esta nova pandemia e por vezes, o excesso de zelo acabou por prejudicar os cuidados de saúde, colocando muitas vezes em causa os direitos da pessoa, e neste caso em particular da mulher durante o parto. Assim, na primeira parte do presente trabalho será efetuada uma reflexão sobre as aprendizagens efetuadas em contexto de estágio e, por sua vez, na segunda parte será descrita a componente investigativa deste percurso formativo.

Objetivos:

Refletir sobre as competências do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica adquiridas ao longo da componente de estágio.

Na componente investigativa:

descrever a vivência da mulher na fase final da gravidez, como preparatória para o trabalho de parto no período pandémico Covid-19, numa amostra da população portuguesa. Descrever a vivência da mulher durante o trabalho de parto no período pandémico Covid-19, numa amostra da população portuguesa.

Metodologia:

A presente investigação apresenta-se como um estudo de nível 1 de natureza qualitativa e do tipo exploratório-descritivo de Amostragem do tipo não probabilística em bola de neve, constituídas por 24 mães com experiência de parto no período pandémico Covid-19. A recolha de dados foi efetuada através de uma entrevista semi-estruturada e do preenchimento de um formulário com dados relativos à caracterização sociodemográfica e dados relativos ao decurso da gravidez e do parto. No final os dados resultantes das entrevistas foram tratados de acordo com Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

Da análise de resultados emergiram quatro (4) categorias e quatorze (14) subcategorias, que se apresentam como: a ?procura do conhecimento sobre a pandemia Covid-19?, as ?expectativas de um momento positivo?, os ?medos e receios? e a ?experiência de parto? vivenciada pelas mães no decurso do seu processo de trabalho de parto.

Conclusão:

Da componente de estágio faz-se um balanço rico e extremamente positivo. Da componente investigativa. Relativamente à componente investigativa, foi possível compreender qual a origem do conhecimento (relativo à pandemia Covid-19) que as primíparas possuíam, quais as suas expectativas em relação ao parto, quais os seus medos e receios e a experiência efetiva de parto. Importa referir que um número significativo de mães, não puderam vivenciar o trabalho de parto, tal como tinham previsto e idealizado, sendo que a presença de acompanhante/familiar de referência e o contacto direto com o bebé ficou bastante comprometido. Foi de igual forma possível compreender o papel, a importância e a necessidade de intervenção do Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica no período do trabalho de parto e parto perante a situação pandémica por Covid-19.