Promoção do autocuidado na pessoa com DPOC: ganhos sensíveis dos cuidados de enfermagem de reabilitação
Publication year: 2020
A esperança média de vida tem vindo a aumentar progressivamente nos últimos anos, com o envelhecimento gradual da população aumentam as comorbilidades associadas a doenças agudas e crónicas, causando múltiplas dependências com défices no autocuidado e capacidade funcional. Tornando-se o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, essencial para a conceção de programas de intervenção e estratégias, que promovam a capacitação para o autocuidado e melhoria na qualidade de vida.
Objetivo:
Descrever as competências de EEER desenvolvidas, e os ganhos em saúde da pessoa com défice no autocuidado.Metodologia:
Capacitação de atividades funcionais em pessoas com alterações da função a nível ortopédico, respiratório e neurológico, com intervenção baseada nos Estudos de Caso de Yin, Teoria de Médio Alcance de Lopes, Teoria do Défice do Autocuidado de Enfermagem de Orem através dos instrumentos ENCS e Índice Barthel.Resultados:
Comprova-se a melhoria da funcionalidade, em todos os intervenientes do estudo, com diminuição no défice do autocuidado.Conclusão:
Constata-se a obtenção de ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação nos participantes deste estudo, reafirmando a importância dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação, nas várias áreas e contextos de intervenção.
Average life expectancy has been steadily increasing in recent years. With the gradual ageing of the population also the comorbidities associated with acute and chronic diseases increase, causing multiple dependencies, with deficits in self-care and functional capacity. So, the Nurse Specialist in Rehabilitation Nursing becomes fundamental for the conception of intervention programs and strategies, which promote training for self-care and improvement in quality of life.