O conforto do doente crítico no serviço de urgência
Publication year: 2020
O relatório de estágio pretende dar resposta aos objetivos da unidade curricular relatório.
Objetivo:
O objetivo geral deste relatório é descrever de forma crítica as atividades desenvolvidas ao longo dos dois estágios.Método:
Método descritivo para as atividades desenvolvidas ao longo dos estágios. Durante o estágio final foi desenvolvida uma atividade que segue a metodologia de projeto, designadamente a atividade major, que dá o nome ao relatório. Com recurso à teoria do conforto de Katharine Kolcaba, foi construído um instrumento para avaliar o conforto do doente crítico.Resultados:
Apresenta as atividades desenvolvidas ao longo dos estágios. No estudo piloto desenvolvido no serviço de urgência, verificou-se que existem níveis de conforto diferentes de acordo com a triagem de Manchéster.Conclusão:
A Escala Geral de Conforto de 32 itens (EGC) revelou ser um instrumento importante para avaliar o conforto do doente crítico. Na prática diária dos enfermeiros verificou-se maior preocupação em proporcionar um melhor conforto aos doentes mesmo em contexto de urgência. Considero ter desenvolvido competências de enfermeiro especialista em EMC – PSC e de Mestre em Enfermagem.
The internship report aims to respond to the objectives of the curricular unit report.