Estratégias de promoção e prevenção na formação e na prática de profissionais de saúde junto a tabagistas: uma abordagem socioclínica institucional
Publication year: 2019
Estudo que traz como objeto “a formação de profissionais de saúde nas ações de promoção e prevenção junto a tabagistas na Estratégia da Saúde da Família”. Problematizam-se as dificuldades na realização de ações de promoção e prevenção voltadas ao tabagismo, considerando os centros formadores, os serviços de saúde e a sociedade em geral.
Traz como objetivos:
analisar os fatores que interferem na prática de promoção e prevenção desenvolvidas por profissionais de saúde junto a tabagistas, considerando seu processo formativo e suas atividades junto a fumantes na Estratégia da Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa-intervenção com abordagem qualitativa, tomando como referencial teóricometodológico a Análise Institucional na modalidade Socioclínica Institucional das práticas profissionais. Escolhe-se como cenário uma Unidade da Saúde da Família de um município do Rio de Janeiro e, como participantes, profissionais de saúde da referida unidade. Elegemse como dispositivos da coleta de dados encontros nos moldes da Socioclínica Institucional, um diário para anotações do pesquisador e as anotações nas atas dos grupos de tabagistas. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/UFF com o número 2.930.317 CAAE 91395518.8.0000.5243. O primeiro encontro aconteceu em outubro de 2018 e compareceram 15 profissionais, e o segundo encontro de restituição, em maio de 2019 com 17 profissionais. O material coletado foi transcrito e a produção de dados permitiu evidenciar as características da Socioclínica Institucional e dois eixos de análise. O primeiro, “a intervenção Socioclínica Institucional traz para debates a promoção e prevenção do tabagismo na formação e na prática dos profissionais”, que se abriu para 03 subeixos. O segundo teve como título “a abordagem Socioclínica Institucional como favorecedora para a busca de estratégias de prevenção ao tabagismo”. Os resultados do primeiro eixo evidenciaram a falta de ações mais efetivas voltadas ao tabagismo durante a formação; o preocupante envolvimento de crianças e adolescentes no ato de fumar no seio das próprias famílias; as contradições entre o que recomendam os programas oficiais e o que realmente ocorre no cotidiano. O segundo salienta como o referencial teórico-metodológico favoreceu os debates, que permitiram pensar em dois produtos que possibilitaram ampliar as ações de promoção e prevenção do tabagismo na formação e capacitação dos profissionais de saúde. Considera-se que o estudo possibilitou que práticas instituintes relacionadas ao tabagismo fossem assimiladas pelos participantes naquele cenário, qualificando a formação de acadêmicos, preceptores e trabalhadores da unidade.
Study that brings as its object “the training of health professionals in promotion and prevention actions with smokers in the Family Health Strategy”. Problematizes the difficulties in carrying out promotion and prevention actions focused on smoking, considering the training centers, the health services and the Society in general.