Estágio de natureza profissional em enfermagem de cuidados de saúde à família em contexto de USF/UCSP com relatório final

Publication year: 2023

ENQUADRAMENTO:

Em pleno estado de emergência devido à pandemia por Covid-19, emergiu, no desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde familiar em contexto de numa UCSP, a preocupação com o crescente número de famílias com elementos com sintomatologia depressiva. O sofrimento mais relatado era a incapacitados de experienciar momentos de bem-estar e de olhar o seu futuro, acompanhado de alteração do humor, ideação suicida e alienação pelo recurso a dependências. Os estudos de Viktor Frankl e investigadores existenciais logoterapeutas têm comprovado a relação entre, grande parte, desta sintomatologia e o vazio existencial ou ausência de sentido de vida, sendo a CoCIP uma competência de enfermagem que orienta na descoberta de sentido de vida.

OBJETIVOS:

Os objetivos definidos para a pesquisa são: 1) Mapear o conhecimento existente sobre o sentido de vida das pessoas/famílias com depressão; 2) Identificar as intervenções junto da família com um elemento com depressão.

METODOLOGIA:

Efetuou-se uma revisão da literatura, subjacente à seguinte questão de investigação: Qual é o conhecimento que existe sobre a importância do Sentido de vida na Pessoa com Depressão? A partir da questão PCC, foram definidas palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos na base de dados da plataforma B-On. Na Revisão da Literatura, incluíram-se artigos, publicados nos últimos cinco anos e disponíveis gratuitamente, através dos seguintes descritores: “meaning in life” or “life purpose”, “depression”, “nurs*” or “family nurs*”, “hospital” utilizando o operador booleano AND, OR e NOT. Da aplicação dos critérios de inclusão, foram identificados, no total, 12 artigos, dos quais, após análise dos títulos e resumos, foram selecionados quatro artigos como elegíveis e incluídos.

RESULTADOS:

Os resultados constataram que os sintomas depressivos diminuem a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos e das famílias que sofrem desta patologia, pondo a sua vida em risco com ideações suicidas. Registou-se que a promoção do sentido de vida com intervenções do EEESF, reduz, com significância estatística, os sintomas depressivos e a forma de encarar os acontecimentos de vida.

CONCLUSÃO:

É fundamental que os profissionais de saúde, em especial os Enfermeiros de Família, estejam despertos e capacitados para promover a esperança e o sentido de vida das suas famílias e indivíduos. Os enfermeiros devem implementar mudanças na prática com vista à melhoria dos cuidados, procurando personalizar os cuidados às necessidades de cada família. Torna-se crucial que os enfermeiros desenvolvam competências para identificar e intervir nos processos de transição saúde - doença, orientando os cuidadores para atingirem o nível de mestria, promotor da resiliência e de esperança.