Tecnologia digital como estratégia de educação permanente para melhoria do processo de trabalho e qualidade da assistência na estratégia saúde da família
Publication year: 2020
O estudo em questão tem como objeto de pesquisa os processos avaliativos fomentados pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) como dispositivos de apoio ao fortalecimento da Educação Permanente no âmbito das equipes de saúde da família no Município de Niterói/RJ. A Educação Permanente em Saúde (EPS) está estreitamente ligada ao processo de avaliação, uma vez que incita discussões e provoca mudanças nas práticas dos gestores e profissionais da Atenção Básica a fim de induzir a melhoria da qualidade das ações de saúde.
Este estudo tem como objetivo geral:
propor o desenvolvimento de um aplicativo como estratégia de EPS para oportunizar espaços de trocas e integração dos profissionais e da rede de atenção à saúde com vistas à melhoria do processo de trabalho e qualidade da assistência.E como objetivos específicos:
descrever as ações de educação permanente desenvolvidas no cotidiano das equipes de saúde da família e como essas se inserem na reorganização do processo de trabalho e analisar os processos avaliativos fomentados pelo PMAQ na perspectiva dos profissionais da ESF. Utiliza como Referencial Político a Política Nacional em Educação Permanente em Saúde e como referencial teórico, os preceitos de Donal Schön. Os conceitos estabelecidos por Donald Schön possibilitam compreender a lógica da Educação Permanente em Saúde, visto a proximidade do referencial com as diretrizes propostas pela PNEPS. Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Como técnica de coleta de dados, foram realizadas oficinas pautadas em metodologias ativas, como a metodologia da problematização com os profissionais de saúde da Atenção Básica do Município de Niterói. Para análise e discussão dos dados, utilizou-se o conceito do ciclo da reflexividade de Valente como recurso metodológico. Através da metodologia utilizada, os participantes do estudo foram convidados a refletirem sobre o processo de avaliação e suas implicações no contexto da Educação Permanente. Verificou-se a premente necessidade de oportunizar espaços de discussão, análise e reflexão das práticas com participação crítica e ativa dos sujeitos e um maior debate acerca das questões referentes à avaliação. Os nós críticos do cotidiano da Saúde da Família foram discutidos pelos profissionais que ressaltaram a importância de se fomentar esse diálogo de forma contínua e permanente de modo a operar mudanças nos cenários de atuação, incorporando assim a EPS nesse contexto. A proposta do produto foi desenvolvida com base nas oficinas realizadas com os profissionais e de acordo com as principais demandas sinalizadas pelos mesmos, pautadas na experiência referente à avaliação externa do PMAQ. Pretende-se através dessa tecnologia digital, propiciar um ambiente em que o profissional exerça ciclos de reflexão e de ação, e que estes possam construir vínculos e pactuar possíveis fluxos com vistas à melhoria do acesso e da qualidade da assistência. Acredita-se que os processos avaliativos possam contribuir para que a EPS seja incorporada de forma sólida e contínua no dia a dia das equipes de saúde da família.
The study in question has as its research object the evaluation processes promoted by the National Program for Improvement of Access and Quality of Primary Care as devices to support the strengthening of Permanent Education within the scope of family health teams in the city of Niterói / RJ. Permanent Health Education (PHE) is closely linked to the evaluation process, since it incites discussions and causes changes in the practices of Primary Care managers and professionals in order to induce an improvement in the quality of health actions.