Publication year: 2019
Introdução:
Esta pesquisa originou-se da vivência da pesquisadora como
enfermeira coordenadora de uma instituição pública de acolhimento a
indígenas na região do Alto Rio Negro. O convívio multiétnico e multicultural
naquela instituição expunha distintas concepções de saúde e de doença por
parte dos acolhidos. A motivação profissional associada ao interesse no caráter
humano do cuidar a partir da alteridade levou ao interesse pelo estudo da ética
da alteridade em Emmanuel Lévinas. Objetivos:
Compreender o mundo-davida do povo Tukano, partindo de suas concepções de saúde e doença, sob o
pressuposto da Alteridade em Emmanuel Lévinas; descrever as concepções de
saúde e doença desse povo associadas à alteridade e suas contribuições para
os ajustes das práticas profissionais e o atendimento das necessidades e
especificidades de saúde dos povos indígenas; construir uma proposta de
intervenção em saúde, em consonância com as concepções indígenas de
saúde e de doença, a partir da experiência de escuta dos indígenas.
Metodologia:
estudo qualitativo, do tipo descritivo-exploratório e de
metodologia fenomenológica. Resultados:
dos colaboradores, 28,2% foram de
homens e 71,8% de mulheres. A maioria era casada e a escolaridade era o
ensino médio completo. Mais de dois terços ou 67% moram em casa de
alvenaria com captação de água do rio Negro e esgotamento dos dejetos em
fossa séptica. Dos discursos, as principais unidades de significação que
emergiram foram trabalho, “benzimento” e vacinação. Discussão:
saúde e vida
se confundem com trabalho. Apesar de residirem em área urbana, os
colaboradores da pesquisa demonstraram forte vínculo com a terra, o território
e os recursos para prevenir e tratar doenças. Os colaboradores ressaltaram o
baixo fornecimento ou a falta de medicamentos, além do atraso nas consultas e
a demora no atendimento como os principais problemas a serem resolvidos
pelos gestores de saúde. Considerações finais:
a alteridade e a ética nos
relacionamentos entre indígenas e profissionais de saúde se constituem em um
caminho a ser trilhado na busca da integralidade, equidade e humanização do
atendimento.
Introduction:
Research originated from the researcher's experience as a nurse
coordinator of a public institution hosting the Indians in the Upper Rio Negro
region. The multiethnic and multicultural coexistence in that institution exposed
different conceptions of health and disease on the part of the sheltered people.
The professional motivation associated with the interest in the human character
of caring from the otherness led to interest in the ethics of otherness from
Emmanuel Levinas. Aim:
To understand the world-of-life Tukano people, from
their conceptions of health and disease, under the assumption of Alterity from
Emmanuel Levinas; describe the concepts of health and disease that people
associated with otherness and their contributions to the adjustments of
professional practice and meet the health needs and specificities of indigenous
peoples; construct a health intervention proposal, in line with the indigenous
conceptions of health and disease, based on the listening experience of the
indigenous people. Methodology:
qualitative, descriptive and exploratory study
and phenomenological methodology. Results:
28.2% of the participants were
men and 71.8% women. Most were married and had completed high school.
More than two thirds or 67% live in brick houses with water catchment of the
Rio Negro and depletion of waste in septic tank. From the speeches, the main
meaning units that emerged were work, “blessing” and vaccination.
Discussion:
health and life are confused with work. Despite living in an urban
area, the research collaborators demonstrated a strong bond with land, territory
and resources to prevent and treat disease. Participants highlighted the low
supply or lack of medicines, delayed consultations and delayed care as the
main problems to be solved by health managers.Final considerations:
Otherness and ethics in relationships between indigenous and health
professionals constitute a path to be pursued in the search for integrality, equity
and humanization of care.
Introducción:
Esta investigación se originó a partir de la experiencia del
investigador como enfermera coordinadora de una institución pública que
recibe a los indígenas en la región del Alto Río Negro. La convivencia
multiétnica y multicultural en esa institución expuso diferentes concepciones de
salud y enfermedad por parte de las personas protegidas. La motivación
profesional asociada con interés en el carácter humano de cuidar de la otredad
llevó al interés en el estudio de la ética del otredad en Emmanuel Lévinas.
Objetivos:
comprender el mundo de la vida de la gente Tukano, a partir de sus
concepciones de salud y enfermedad, bajo el supuesto de Alteridad en
Emmanuel Lévinas; describir las concepciones de salud y enfermedad de estas
personas asociadas con la alteridad y sus contribuciones a los ajustes de las
prácticas profesionales y la satisfacción de las necesidades y especificidades
de salud de los pueblos indígenas; construir una propuesta de intervención de
salud, en línea con las concepciones indígenas de salud y enfermedad,
basadas en la experiencia de escuchar a los pueblos indígenas. Metodología:
estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio y metodología fenomenológica.
Resultados:
28.2% de los participantes fueron hombres y 71.8% mujeres. La
mayoría estaban casados y habían terminado la escuela secundaria. Más de
dos tercios o el 67% viven en casas de ladrillo con la cuenca del río Negro y el
agotamiento de los residuos en el tanque séptico. Los discursos, las principales
unidades de significado que surgieron fueron trabajo, "bendición" y vacunación.
Discusión:
salud y vida se confunden con el trabajo. Aunque viven en zonas
urbanas, los colaboradores de la investigación demostraron fuerte vínculo con
la tierra, el territorio y los recursos para prevenir y tratar la enfermedad. Los
empleados destacaron la baja oferta o la falta de medicamentos, además de la
demora en las consultas y la atención como los principales problemas a
resolver por los gestores sanitarios. Consideraciones finales:
la otredad y
ética en las relaciones entre los profesionales de salud y indígenas constituyen
un camino a seguir en la búsqueda de integralidad, equidad y humanización de
la atención.