Intervenções do enfermeiro obstetra no cuidado à mulher com endometriose
Publication year: 2023
No presente relatório estudam-se as intervenções do enfermeiro EESMO no cuidado à
mulher com endometriose e realiza-se uma análise crítica das competências comuns e
especificas do enfermeiro EESMO, assim como as competências do grau de Mestre. Aprofunda-se a endometriose na sua: caracterização, aspetos históricos, manifestações, tratamento, impacto na vida da mulher/família, relação com infertilidade, impacto na gravidez e feto e retrata-se o cuidado à mulher com endometriose por enfermeiros especialistas, no Reino Unido. Depois, refere-se a Teoria do Cuidar de Kristen Swanson (1991), mencionando o seu metaparadigma e adapta-se a teoria à mulher com endometriose. Em seguida, tratam-se as opções metodológicas visando o desenvolvimento do enfermeiro EESMO, assente na scoping review (segundo orientações do Joanna Briggs Institute, 2020), na prática baseada na evidência e na pesquisa empírica. Tem-se assim, como principal propósito integrar a melhor evidência científica relacionada com a mulher/família com endometriose, refletindo sobre os cuidados prestados pelo enfermeiro EESMO a estes indivíduos.
Desta forma, pretende-se mapear o estado da arte relativamente a esta temática e define-se como questão de pesquisa: “Quais são as intervenções do enfermeiro EESMO, no cuidado à
mulher com endometriose?”. Durante a realização do Relatório de Estágio, elaborou-se e
implementou-se um questionário a 10 enfermeiros EESMO, que prestam cuidados em serviços de ginecologia, há mais de um ano. Depois da análise de conteúdo dos registos, categorizaram-se as intervenções enunciadas segundo o modelo biopsicossociocultural e espiritual. Após a análise dos resultados obtidos (Bardin, 2011), foi claro que os enfermeiros EESMO prestam cuidados holísticos, no entanto, nem todas as intervenções propostas pela evidência científica são aplicadas na prática clínica. Conclui-se ainda que, é necessário formar enfermeiros EESMO, de modo a que este profissional seja expedito, na disseminação da temática na população mundial, encorajando a mulher/família com endometriose a procurar ajuda nas unidades de saúde de referência, contribuindo para o seu bem-estar e advogando a mulher/família no seio da equipa multidisciplinar. Por fim, surgem algumas questões que podem suscitar interesse à realização de futuras pesquisas.
This report studies the interventions of nurse midwives (EESMO) in the provision of care to
women with endometriosis, conducting a critical analysis of the common and specific
competencies of the nurse midwife, as well as the ones conferred by Master's degree.