Estratégias coletivas de defesa da equipe de enfermagem no contexto do cuidado oncopaliativo
Publication year: 2019
O objeto deste estudo tratou das estratégias coletivas de defesa adotadas pela equipe de enfermagem no processo de cuidar-cuidado a pacientes com doença oncológica em tratamento paliativo.
Objetivos:
a) identificar a configuração da organização do trabalho para o desenvolvimento da assistência ao paciente com doença oncológica em cuidados paliativos; b) analisar os sentimentos que emergem da equipe de enfermagem sobre o processo de trabalho direcionado ao paciente com doença oncológica em cuidados paliativos; e c) discutir as estratégias coletivas de defesa adotadas pelos trabalhadores de enfermagem diante do paciente com doença oncológica em cuidados paliativos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob número de protocolo: 2.601.416 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 81886917.7.0000.5282.Metodologia:
Estudo qualitativo e descritivo cujos participantes foram 18profissionais de enfermagem: três enfermeiros, onze técnicos de enfermagem e quatro enfermeiros residentes de um hospital universitário do estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em julho de 2018 por meio da técnica de grupo focal e observação participante. O tratamento dos dados ocorreu por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo.Resultados:
O procedimento de análise adotado fez emergir três categorias as quais estão descritas a seguir. 1) Configurações da organização do trabalho e a problemática da assistência ao paciente com doença oncopaliativa, em que se discutiram os aspectos estruturais, condições de conforto ao paciente, processos de comunicação em equipe, a problemática da formação profissional e seus reflexos na assistência ao paciente com doença oncopaliativa. 2) Sentimentos decorrentes do processo de cuidar-cuidado ao paciente com doença oncopaliativa, em que se analisaram os sentimentos que emergem durante a assistência ao paciente com doença oncopaliativa; e as percepções resultantes da vivência e do acompanhamento do processo de morte e morrer. 3) Estratégias defensivas adotadas para o cuidado dos pacientes com doença oncopaliativa, cuja categoria discutiu as estratégias coletivas e individuais de defesa para o enfrentamento de situações relativas ao cuidado dos pacientes com doença oncopaliativa.Conclusão:
Os resultados evidenciaram que os cenários investigados possuem estrutura física inadequada para a prestação de cuidados paliativos, além de um processo de comunicação pouco eficaz entre os membros da equipe multidisciplinar bem como a qualificação profissional deficitária para o processo de cuidado a pacientes com doença oncopaliativa. Os profissionais vivenciam sentimento de tristeza, angústia, dor, medo e impotência quando não conseguem manter a vida do paciente, demonstrando pouca compreensão sobre o processo de morte/ morrer. Tal contexto favorece a emersão de estratégias coletivas e individuais de defesa a fim de neutralizar e/ou minimizar o sofrimento. Conhecer tais estratégias contribui para elaborar ações e medidas para salvaguardar a saúde destes trabalhadores.
The object of this study dealt with the collective defense strategies adopted by the nursing team in the process of care/caring for patients with oncological disease under palliative treatment.