Relato de mulheres sobre vivência de abuso sexual na infância e/ou adolescência: uma leitura fenomenológica
Women's report on sexual abuse experience in childhood and adolescence: a phenomenological reading
Publication year: 2020
O objetivo deste estudo foi compreender a vivência de mulheres que passaram por situação de abuso sexual na infância e/ou na adolescência. A pesquisa é do tipo qualitativa de abordagem fenomenológica e observou o sentido da experiência humana no tempo e no espaço, considerando as vivências pessoais, no contexto de suas relações. O estudo foi desenvolvido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), junto à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Ribeirão Preto/SP, e foi desenvolvido com base em entrevistas com duas colaboradoras, vítimas de abuso.
Os resultados foram definidos em duas categorias:
1) Vivências e consequências do abuso - sentimento de opressão, de impotência, de culpa, vergonha, desamparo, ansiedade e medo, depressão, dificuldades na individuação, confusão, dificuldade em desenvolver confiabilidade, indignação/necessidade de confirmação da verdade, dificuldade na alimentação, gravidez, doença sexualmente transmissível e negligência na formação educacional; 2) Enfrentamento do abuso - negação do vivido, tentativa ou desejo de suicídio, fé e resignação, fuga, trabalho/educação e ação protetiva/negligência. Consideramos, portanto, que a violência psicológica foi usada como forma de controle pelo abusador, possivelmente para suplantar suas vulnerabilidades e insegurança. A busca do amor e aceitação dos parentes também parece orientar as atitudes das sobreviventes e coloca-as submissas às vivências oferecidas. Constatou-se que a superação do vivido parece estar calcada na aceitação, esta sendo a base para a construção de ressignificação. Como o processo de desenvolvimento, destas mulheres, se dá permeado por muitas confusões na apreensão e na compreensão de mundo, pois o mesmo é constituído através dos vieses referentes às estruturas relacionais caóticas e distorcidas na qual estão inseridas, seria importante outros estudos focarem na melhor compreensão destas distorções e em outras estratégias de superação a promover. Além disso, julgamos importante mais estudos para aplicabilidade em organizações de saúde e assistência, considerando-se estas perversões no mesmo processo de apreensão e compreensão do mundo
The aim of this study was to comprehend the experience of women who went through sexual abuse situation during childhood and/or adolescence. The research is qualitative, with phenomenological approach and has observed the human experience in time and space, considering personal experiences, in their relations contexts. The study was developed in the Specialized Reference Center of Social Assistance (CREAS), along with the Social Assistance Secretary from Ribeirão Preto/SP district, and was developed based on interviews with two volunteers, victims of abuse.