Relatório de estágio: intervenção na comunidade
Publication year: 2012
No período compreendido entre 14 de Fevereiro e 30 de Junho de 2011 decorreu o nosso estágio de intervenção comunitária com vista à aquisição de competências científicas, técnicas e humanas para a prestação de cuidados especializados na área da Saúde Comunitária.
A metodologia do Planeamento em Saúde foi a utilizada por se encontrar subjacente às Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária.
Do diagnóstico de situação, que versou sobre a Qualidade de Vida dos Idosos inscritos nas Extensões de Saúde de Cebolais de Cima e de Lardosa, e ainda de um ficheiro da UCSP2 do Centro de Saúde de Castelo Branco, derivou todo o restante processo de intervenção e que correspondeu ao nosso estágio.
A promoção da saúde e a educação para a saúde foram as principais estratégias de actuação. Os objectivos da nossa intervenção direccionaram-se para a promoção de um envelhecimento saudável e consequente melhoria na Qualidade de Vida dos Idosos.
Várias foram as intervenções efectuadas neste sentido das quais destacamos:
duas sessões de educação para a saúde subordinadas ao tema “Estilos de vida saudáveis”; encontro convívio com o tema “Interacção geracional” no Infantário de Cebolais de Cima. A promoção e divulgação da intervenção comunitária do Enfermeiro Especialista foi outro dos nossos objetivos.Das intervenções realizadas com este fim temos a destacar:
a comunicação no programa de rádio “Saúde em Questão” da Radio Beira Interior e a participação no “1º Encontro de Economia Social e Solidariedade” em Louriçal do Campo. A descrição das actividades realizadas permitiu-nos fazer uma análise reflexiva sobre o percurso efectuado e, ao mesmo tempo perspectivar possíveis alterações no nosso percurso profissional a médio prazo.
In the period between 14 February and June 30, 2011 ran ou internship community intervention with a view to the acquisition of scientific, technical and human skills for providing specialized care in Community health.
Health planning methodology was used because of its lacation behind the specific scope of Nurse Specialist in Community Health Nursing.
Diagnosis of the situation, whcih consisted on the quality of life of Seniors enrolled in health extensions Cebolais topside and even a file Lardosa and UCSP2 ‘s health centre of Castelo Branco, derived the rest intervention process and that matched to our stage.
Health promotion and health education were the main strategies of action. The objectives of our intervention have to promote healthy ageing and consequent improvement in the quality of life of the elderly.