Vídeo educativo como estratégia de educação permanente para profissionais da atenção primária à saúde nas atividades em grupo com obesos grau III
Publication year: 2020
A epidemia da obesidade tem trazido questões a serem refletidas desde o indivíduo portador
de obesidade, passando pelas comorbidades que esta condição está associada, até o fato da
necessidade dos profissionais de saúde estarem atualizados e preparados para lidarem com
essa realidade. Este estudo tem como objetivo geral desenvolver um vídeo apresentando o
modelo de Educação Permanente do Centro de Referência em Obesidade (CRO) como apoio
matricial para incentivar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) na realização de
atividades de educação em saúde em grupo voltadas para obesos grau III.
Tem como objetivos específicos:
identificar as ações que uma equipe multiprofissional pode desenvolver em relação ao matriciamento de outros profissionais para atuarem no cuidado do paciente obeso grau III, analisar os limites e possibilidades que os profissionais de saúde têm para implementar grupos de educação em saúde para obesos grau III e apresentar o modelo de Educação Permanente do CRO como incentivo aos profissionais da APS na realização de atividades de educação em saúde em grupo voltadas para obesos grau III. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida através da pesquisa ação no CRO do Bairro Acari e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do CMS Clementino Fraga, ambos localizados na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, seguindo as seguintes etapas: 1. Revisão integrativa da literatura na Biblioteca Virtual em Saúde sobre Educação em saúde em grupo no tratamento de Obesos Grau III; 2. Seminário interno com os profissionais do CRO; 3. Grupos Focais (GF) com os profissionais da equipe multiprofissional do referido centro e da equipe do NASF; 4. Elaboração do roteiro do vídeo educativo; 5. Elaboração e criação do vídeo; 6. Divulgação do vídeo nas mídias sociais. O Projeto de Pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do HUAP/UFF sob Parecer número 3.526238.Da análise temática dos dados do GF emergiram duas categorias:
uma referente às dificuldades que o profissional de saúde se depara ao implementar grupos com esse perfil de usuário, nomeada como “O desafio da implementação de grupos de educação em saúde para obesos grau III" e a outra que aborda as possibilidades do profissional de saúde na atuação com a obesidade e o apoio matricial, denominada “Ações da equipe multiprofissional como apoiadora matricial de outros profissionais da saúde no cuidado do obeso”. Seguidas as etapas, acrescidas da experiência profissional da pesquisadora na assistência direta a esse público, foi elaborado o vídeo educativo com dicas de temas, sugestões de atividades e passo a passo de algumas dinâmicas para se implementar grupos de educação em saúde com obesos grau III. Com este estudo foi possível identificar evidências científicas sobre a necessidade de se ter uma equipe multiprofissional qualificada no tratamento de obesos grau III e que o trabalho em grupo com esses usuários é essencial para auxiliar no processo de mudança de estilo de vida, adoção de hábitos saudáveis, promovendo assim, saúde ao individuo com obesidade grave, de forma que seja eficiente, visto que a obesidade é uma doença crônica.
The obesity epidemic has brought questions to be reflected from the individual with obesity,
through the comorbidities that this condition is associated with, to the need for health
professionals to be updated and prepared to deal with this reality. This study has the general
objective developing a video presenting Reference Center for Obesity (CRO) Permanent
Education model as a matrix support to encourage professionals in Primary Health Care
(PHC) to carry out group health education activities aimed at grade III obese people.