Representações sociais da espiritualidade: um estudo com enfermeiros que assistem pessoas vivendo com HIV
Publication year: 2020
O presente estudo tem como objetivo geral analisar as representações sociais da espiritualidade entre enfermeiros que assistem pessoas vivendo com HIV e a sua relação no contexto da saúde e da enfermagem.
Os objetivos específicos são:
identificar os conteúdos representacionais acerca da espiritualidade entre enfermeiros que assistem pessoas vivendo com HIV; descrever os conteúdos e a organização interna das representações sociais da espiritualidade entre os enfermeiros; confirmar os elementos que dão sentido as representações sociais da espiritualidade entre enfermeiros; discutir as implicações das representações sociais da espiritualidade no cuidado de enfermagem prestado as pessoas vivendo com HIV a partir das representações dos enfermeiros. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, orientado pela Teoria das Representações Sociais em sua abordagem estrutural, realizado num Hospital Universitário do Rio de Janeiro. Na primeira etapa, participaram do estudo 198 enfermeiros com a aplicação da técnica de evocação livre de palavras ao termo indutor espiritualidade. No segundo momento participaram 30 entrevistados respondendo ao mise-en-cause; 30 ao choix-par-bloc ao termo indutor espiritualidade. Partindo da indicação de centralidade pela análise prototípica, a representação da espiritualidade apresenta uma dimensão prática/atitudinal percebida através dos elementos fé, acreditar e paz, uma imagética do sagrado, Deus. Ao realizar a análise de similitude por coocorrências a indicação para a centralidade foi para os cognemas Deus e fé, que fizeram o maior número de conexões com outros elementos. Ao longo da análise estrutural, foram realizados os testes para se investigar e definir a centralidade e o papel dos elementos que constituem a representação. No CPB, observou-se que os elementos se ligam em três dimensões, uma transcendental e normativa com Deus e Jesus, outra dimensão afetiva/valorativa com os cognemas amor e esperança, e uma dimensão prática com os elementos Fé, força e oração, respectivamente. Já no MEC, constatou-se que, os elementos inegociáveis foram fé, acreditar, amor e esperança. Conclui-se que foram elementos mais funcionais, mais práticos como também afetivos, destaca-se a fé como termo central. Evidencia-se que a relação dos sujeitos com o sagrado/divino Deus tem relevância, mesmo que não tenha sido central. Estar próximo a Deus é considerado pelos participantes algo para o desenvolvimento da espiritualidade, e através dele obtém-se amor, força e paz para realizar suas atividades e desenvolver no outro a vontade de seguir. Sendo assim, baseado na teoria das representações sociais e na teoria do cuidado transcultural, retratou acerca do cuidado de enfermagem onde o enfermeiro precisa compreender o meio cultural cujo o indivíduo vive, assim como considerar seu pensamento e sua relação com o sagrado, com sua fé e religião. Contudo, através das demandas trazidas pelos próprios pacientes, o profissional estabelece uma relação de confiança, escuta sensível, acolhimento e valorização das crenças, esclarecendo as dúvidas que surgem durante sua assistência. Por fim, constatou-se que a espiritualidade está relacionada a busca em ter fé e ser motivado em acreditar na vida para ter esperança como forma de apoio para superar as dificuldades do dia-a-dia, como forma de se conquistar bem-estar e qualidade de vida.
The general objective of this study is to analyze the social representations of spirituality among nurses who assist people living with HIV and their relationship in the context of health and nursing.