Paciente em Retenção Urinária no Pós-Operatório: Scoping Review
Patients in postoperative urinary retention: Scoping ReviewPalavras-chave em inglêsNursing
Publication year: 2016
O presente estudo teve como objetivo identificar as evidências científicas relacionadas à retenção urinária (RU) do paciente no pós-operatório imediato. O estudo foi realizado através de Scoping Review, segundo preceitos do Instituto Joanna Briggs (JBI).
A busca dos estudos foi realizada por meio da questão norteadora:
quais as evidências científicas produzidas sobre o paciente em RU no pós-operatório imediato? Para a construção da pergunta de pesquisa, foi utilizada a estratégia PICO (Paciente, Intervenção, Comparação e Outcomes). Para a busca dos estudos, foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed National Center for Biotechnology Information National Institutes of health; Web of Science (WOS); Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências (Lilacs); Base de dados de Enfermagem (BDENF); Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (Cinahl); Sci Verse Scopus (Scopus); Cochrane Collaboration (Cochrane). Entre os 398 artigos encontrados, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, 48 foram lidos na íntegra. Entre os 48 artigos analisados, oito foram incluídos nesta pesquisa. A maior parte dos artigos estudados foi escrita na língua inglesa e publicada em periódicos médicos; apenas um tratou-se de publicação na área de enfermagem, embora todos estivessem relacionados a diferentes modalidades cirúrgicas (vascular, abdominal, torácica, colorretal, ortopédica e cirurgias eletivas não determinadas). Nos estudos, foram encontradas evidências científicas relacionadas a fatores de risco para RU no pós-operatório, prevalência e incidência de RU no pós-operatório, taxas de cateterismos urinários desnecessários no pós- operatório, a possibilidade de intervenção do processo de micção do pré-operatório no pós-operatório e, ainda, a relação da RU com o uso de alguns anestésicos. Para o diagnóstico da RU no pós-operatório, o método de escolha utilizado foi o uso do ultrassom portátil de bexiga urinária e, para a resolução do problema, foi utilizado o cateterismo urinário. Conclui-se que existem evidências que relacionam a RU ao período pós-operatório imediato. Ao aplicar esse conhecimento na prática clínica, o enfermeiro pode individualizar a assistência de enfermagem a esse paciente. Todavia, são escassas as publicações da enfermagem sobre o assunto. Nesse sentido, faz-se necessário, por parte dos enfermeiros, investir nesse tema para qualificar e assegurar a assistência prestada
This study aimed to identify the scientific evidence related to urinary retention (UR) of the patient in the immediate postoperative. Study held through Scoping Review, according to Joanna Briggs Institute (JBI).